PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Equipe técnica ganha mais espaço após nomeações no governo de Camilo

2018-04-27 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1]
Após nomeações, o novo secretariado do governador Camilo Santana (PT) se mostra com perfil mais técnico que político.

 

A avaliação é feita pela base do petista e também pela oposição. Nos últimos dias, Camilo precisou fazer mudanças no comando de oito pastas que tiveram seus chefes substituídos em razão das eleições.

Boa parte dos secretários vai disputar vaga na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Ceará na eleição de outubro deste ano. As exonerações foram feitas pelo governador na data limite permitida pelos prazos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 6 de abril.
[QUOTE1]

Pelo menos metade das pastas que sofreram troca nas chefias foi ocupada por nomes técnicos que já trabalhavam nas secretarias, caso da nova titular de Ciência e Tecnologia, Nágyla Drumond, oriunda da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

 

Na Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará, quem assumiu foi o bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) Eduardo Neves. Ex-diretor de Infraestrutura da Adece, ele estava na instituição desde a sua fundação, em 2007.

[FOTO2] 

O deputado de oposição ao governador, Heitor Férrer (SD), afirma que o quadro mais técnico do governo dá mais tranquilidade para o governante dar continuidade às políticas públicas sem a necessidade de preocupações com aliados. “De certa forma, quando você dá uma secretaria a um técnico, você se sente mais tranquilo porque não tem a política partidária”, avalia o parlamentar, que se considera independente na Assembleia Legislativa.

 

Líder de Camilo na Assembleia, o deputado estadual Evandro Leitão (PDT) afirma que o quadro mais técnico facilita o trabalho de finalização das ações que o governo iniciou. “Um quadro mais político poderia ter mais dificuldades”, explicou.

 

Apesar do fortalecimento no time de secretários, houve também nomeações políticas, exemplo do ex-conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Hélio Parente, que vai assumir a Assessoria Especial para Assuntos Internacionais. O novo secretário tem ligação histórica com os irmãos Ferreira Gomes.

 

O suplente de deputado federal pelo PP, Paulo Henrique Lustosa, vai ocupar vaga deixada pelo ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, na Secretaria das Cidades. O PP é o segundo maior partido na Casa e que compõe a base aliada do governador na Assembleia.

 

Wagner Mendes

TAGS