PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Apesar de preso, Lula segue líder na corrida presidencial

2018-04-16 01:30:00
NULL
NULL

A prisão do ex-presidente Lula deixou menor a preferência do eleitorado em favor do petista e pode ter enfraquecido a candidatura à Presidência da República. É o que constata a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada ontem.


Em janeiro, a mostra indicava que Lula tinha 37% da preferência dos pesquisados. No último levantamento, que inclui o período da detenção na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, Lula registra 31% das intenções de votos no cenário mais favorável entre nove pesquisados.

[SAIBAMAIS]

Segundo o Datafolha, a prisão de Lula (PT) foi considerada justa por 54% dos eleitores consultados. Em contrapartida, 40% dos entrevistados acharam a detenção do petista injusta. Outros 6% não opinaram. De acordo com a mostra, 50% dos entrevistados avaliam que Lula deveria ser vetado da corrida presidencial e 48% acham que não deveria haver impedimento. A diferença está na margem de erro, que é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.


O Datafolha traçou nove cenários na corrida presidencial (seis deles estão destacados no quadro abaixo). Lula oscila entre 30% e 31%, na liderança, à frente de Jair Bolsonaro (PSL), que varia entre 15% e 16%, e Marina Silva (Rede), com 10%.


No cenário com Lula, Joaquim Barbosa (PSB) aparece com 8%; Geraldo Alckmin (PSDB) com 6%; Ciro Gomes (PDT) com 5%; Alvaro Dias (Podemos) com 3%; Manuela d’Ávila (PCdoB) com 2%; Fernando Collor (PTC), Rodrigo Maia (DEM), Henrique Meirelles (MDB) e Flavio Rocha (PRB) com 1%; e outros, como Paulo Rabello de Castro (PSC) não pontuaram. Brancos e nulos somam 13% e não sabem 3%.


Nos outros seis cenários, sem Lula, Bolsonaro e Marina aparecem tecnicamente empatados. O deputado federal lidera com 17% e a ex-ministra oscila entre 15% e 16%.


Em todos os cenários sem Lula, Ciro alcança 9%, empatado tecnicamente com Alckmin (PSDB), que varia de 7% a 8%, e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa (PSB), que oscila entre 9% e 10%. Em um dos cenários sem Lula, Manuela d’Ávila aparece com 3%.

[QUOTE1]

Já o presidente Michel Temer (MDB), que revelou desejo de concorrer à reeleição, aparece na mostra com apenas 2% e o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, que deixou o PSD e migrou para o MDB, não passa de 1%.


Na ausência de Lula como candidato do PT, o ex-prefeito Fernando Haddad registra 2% das intenções e o ex-governador da Bahia Jaques Wagner tem 1%. Outros candidatos de esquerda que poderiam substituir Lula também registram desempenho pífio na atual pesquisa. Manuela d’Ávila (PCdoB) atinge 2% e Guilherme Boulos (PSOL) chega a apenas 1%.


Apesar da queda na pesquisa, Lula continua liderando a corrida ao Palácio do Planalto. Ainda conforme o levantamento, dois de cada três eleitores do ex-presidente declararam que deverão votar em quem o petista apoiar na corrida presidencial, no caso de impedimento da candidatura, como se

desenha o cenário. Outro um terço afirma que não tem opção e prefere votar em branco ou anular o voto.


A nova pesquisa Datafolha, que foi feita entre quarta, 11, e sexta-feira, 13, teve como base 4.194 entrevistas em 227 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob número BR-08510/2018.
[FOTO1]

Gabrielle Zaranza

TAGS