PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Camilo e Eunício pressionam Temer por Centro de Inteligência

2018-03-02 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1]
O governador Camilo Santana (PT) e o senador Eunício Oliveira (MDB) pressionaram ontem, juntos, o presidente Michel Temer (MDB) para a criação do Sistema Unificado de Segurança Pública no País e para a instalação de um dos centros de Inteligência de Segurança no Ceará.

 

O principal argumento utilizado pelos cearenses foi a fala do ministro da Justiça, Torquato Jardim, de que o Estado é ponto estratégico para a rota do tráfico na região Nordeste.
[SAIBAMAIS]
O Projeto de Lei Complementar, que vai instituir o Sistema Unificado de Segurança Pública, elaborado por representantes do legislativo e judiciário, foi entregue ontem ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

“Estamos aqui para quebrar esse ciclo do empurra-empurra na questão de segurança pública. Temos que somar as responsabilidades de todos os níveis de governo, sem faz de conta. Esse assunto não pode morrer nessa reunião”, disse Eunício durante encontro entre o presidente Temer e os governadores do Nordeste em Brasília.

 

Durante o encontro, Camilo voltou a defender a responsabilidade do Governo Federal no combate ao tráfico de drogas e de armas. O petista tem defendido maior participação federal na área desde as duas chacinas no mês de janeiro —no bairro Cajazeiras e na cadeia pública de Itapajé.

 

“É papel da União combater o tráfico de drogas e armas, além de proteger as nossas fronteiras. É inadmissível que esse assunto tenha sido ignorado por tanto tempo. Defendo um sistema único de segurança pública no País, como há na saúde e educação, a criação de um fundo financeiro de apoio aos estados nessa área e a criação de centros regionais de inteligência da PF, cuja sede no Nordeste luto para ser no Ceará”, defendeu o petista.

 

Requerido pelo presidente do Congresso Nacional sobre a necessidade de instalação de um Centro de Inteligência no Ceará, o ministro Jugmann ficou de analisar o pedido e prometeu dar uma resposta “em breve”.

 

Em tentativa de resposta ao crescimento do poder das facções nas principais capitais do País, o Palácio do Planalto anunciou, ontem, a liberação de um financiamento no valor de R$ 42 bilhões, ao longo de cinco anos, para os estados investirem em segurança.

 

Do valor total, são R$ 33,6 bilhões oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

Além de Michel Temer, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, e outros ministros de Estado e lideranças parlamentares também compareceram ao encontro.

 

Wagner Mendes

TAGS