PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Um dos vice-presidentes afastados da Caixa Econômica volta ao cargo

2018-01-24 01:30:00

O Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal confirmou a destituição de três dos quatro vice-presidentes afastados na semana passada pelo presidente Michel Temer (MDB). Um vice-presidente foi restituído ao cargo por falta de provas.


Em nota, o banco informou que os vice-presidentes Antônio Carlos Ferreira (Corporativo) Roberto Derziê de Sant’Anna (Governo) e Deusdina dos Reis Pereira (Fundos de Governo e Loterias) foram desligados da instituição. O vice-presidente de Clientes, Negócios e Transformação Digital, José Henrique Marques da Cruz, voltará ao cargo porque as investigações não encontraram evidências de participação dele em procedimentos que prejudicariam a segurança do banco.


“Deliberou-se, ainda, restituir ao cargo o vice-presidente de Clientes, Negócios e Transformação Digital, José Henrique Marques da Cruz, em razão da constatação, em investigações interna e independente, de ausência de elementos suficientes para configuração de sua responsabilidade”, informa a Caixa.


De acordo com a nota, as decisões tiveram como base a Lei das Estatais, que exige critérios técnicos para cargos de vice-presidência e direção das empresas federais. O banco anunciou que iniciará um processo de avaliação técnica dos 12 vice-presidentes, inclusive do que retornou ao cargo. O processo de seleção ocorrerá nos próximos 12 meses e terá a participação de uma empresa especializada independente.


Na última sexta-feira, 19, a Assembleia-Geral da Caixa aprovou o novo estatuto do banco, baseado na Lei das Estatais. Ontem, ocorreu a reunião do Conselho de Administração da instituição financeira, presidido pela secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, para definir a aplicação do estatuto.

Agência Brasil

 

Gabrielle Zaranza

TAGS