PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Juiz mantém posse de Cristiane Brasil suspensa

2018-01-11 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O juiz federal Vladimir Vitovsky negou ontem à noite o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e da defesa de Cristiane Brasil (PTB-RJ) para rever a ordem que proíbe a deputada de tomar posse como ministra do Trabalho. Cristiane, que é filha do presidente do PTB e condenado no mensalão, Roberto Jefferson, tomaria posse anteontem, mas na última segunda-feira a cerimônia foi suspensa por decisão liminar (provisória) do juiz federal Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal de Niterói.


Ele atendeu pedido apresentado em ação popular com o argumento de que seria uma afronta à “moralidade administrativa” nomear para o Ministério do Trabalho uma pessoa condenada em reclamações trabalhistas. Cristiane foi condenada a pagar R$ 60 mil por dívidas trabalhistas a um ex-motorista. Mesmo depois do imbróglio jurídico, o PTB manteve a indicação da deputada ao cargo.


O governo já prepara recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar garantir a posse da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) no Ministério do Trabalho. Ao mesmo tempo em que se movimenta juridicamente, o Planalto torce para que a cúpula do PTB reveja a indicação de Cristiane para o cargo.


O presidente Michel Temer insiste que não vai se desgastar com o PTB, para que o partido confirme o apoio à reforma da Previdência, que será votada em 19 de fevereiro na Câmara, e também para que a sigla participe da construção de uma aliança em torno de uma candidatura governista.


De acordo com interlocutores do presidente, não resta ao governo outra alternativa a não ser dar demonstrações ao PTB de que vai continuar defendendo a nomeação de Cristiane. Retirar o nome dela seria declarar guerra a Roberto Jefferson (RJ), pai da deputada e presidente do partido, e a toda bancada da sigla.

das agências

 

 

Suplência na Câmara


Um dos líderes das manifestações pelo impeachment da presidente cassada Dilma Rousseff (PT), o Movimento Brasil Livre (MBL) protocolou, ontem, ação popular na 4ª Vara Federal de Niterói para impedir a posse de Nelson Nahim (PSD-RJ) como deputado federal. Condenado a 12 anos de prisão por estupro de vulneráveis, Nahim é suplente da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), nomeada para assumir o Ministério do Trabalho. Se assumir a vaga, Nahim terá foro privilegiado e seu caso subirá para o STF.

 

Gabrielle Zaranza

TAGS