PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Jair Bolsonaro assina compromisso de filiação com o PSL

2018-01-06 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1] 

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) assinou compromisso de filiação com o PSL na tarde de ontem, em Recife. O ato se deu na presença do presidente nacional da legenda, o deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE).

 

A cerimônia, que vai oficializar a mudança do pré-candidato à Presidência para a agremiação, no entanto, será realizada ainda em data posterior. O movimento de Bolsonaro mira na candidatura ao Palácio do Planalto em outubro deste ano.

[SAIBAMAIS]

Segundo colocado em praticamente todos os levantamentos feitos pelos principais institutos de pesquisa do País, o parlamentar carioca deixou o PP, sigla pela qual se elegeu em 2014, e se filiou ao PSC no ano passado. O parlamentar chegou a assinar ficha de compromisso com o PEN, o chamado Patriota, mas problemas de relacionamento entre os filhos de Bolsonaro e a direção da legenda acabaram inviabilizando a negociação.


Em nota oficial, assinada pelo presidente Luciano Bivar e o deputado Bolsonaro, tornada pública ainda ontem, o PSL informou que os parlamentares “estão juntos em defesa do projeto que irá mudar o Brasil a partir do próximo ano”.


Em entrevista ao O POVO, o presidente do PSL disse que a “filiação” pode acontecer a “qualquer momento” e que o partido está aberto a dialogar com diversos movimentos considerados “liberais” e “sérios”.


Em agosto do ano passado, o PSC já havia publicado nota garantindo a liberação de Bolsonaro para outras siglas sem requerer o mandato na Justiça Eleitoral.


Livres

Após a chegada de Bolsonaro ao PSL, a ala Livres anunciou, no início da noite de ontem, que vai deixar a legenda. O movimento havia publicado uma nota no seu canal de comunicação nas redes sociais, no dia 20 de dezembro, afirmando que o deputado não se filiaria ao partido por razões ideológicas.

 

“Em função das evidentes e conhecidas divergências de pensamento, o projeto político de Jair Bolsonaro é absolutamente incompatível com os ideais do Livres e o profundo processo de renovação política com o qual o PSL está inteiramente comprometido”, dizia a nota.


Agora, o grupo alegou deixar o partido “com pesar”. “A chegada do deputado Jair Bolsonaro, negociada à revelia dos nossos acordos, é inteiramente incompatível com o projeto do Livres de construir no Brasil uma força partidária moderna, transparente e limpa”, escreveu a organização nas redes sociais.


A reportagem procurou o Patriotas, mas a secretaria-geral da legenda não quis comentar o assunto.

 

Wagner Mendes, Daniel Duarte

TAGS