PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Imprensa internacional repercute a condenação de Lula em 2ª instância

2018-01-25 00:30:00

Assim que os desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4 ª Região (TRF-4) rejeitaram o recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e mantiveram sentença contra ele, meios de comunicação de diversos países repercutiram a decisão — que também resultou na ampliação da pena determinada pelo juiz federal Sérgio Moro.


A agência Reuters classificou a medida como “um grande golpe nos planos do político mais influente do País de concorrer à Presidência da República novamente neste ano”. Segundo o veículo, a exclusão de Lula do pleito presidencial vai alterar radicalmente o cenário das eleições nas quais ele era o principal favorito.


O grupo público de mídia BBC, do Reino Unido, reforçou em seu portal internacional que a decisão é um baque nas intenções de Lula de voltar a ocupar o mais alto posto político do País. A reportagem destacou que a manutenção da condenação deve gerar reações por parte dos apoiadores do petista e aprofundar as tensões políticas no País.


Ao anunciar o resultado, o jornal francês Le Monde se referiu a Lula como “pai dos pobres” e “figura mítica da política brasileira”. O diário ressaltou o impacto que a condenação terá nas eleições de 2018, uma vez que “pode fazer balançar a campanha presidencial em uma situação inédita”.


O jornal norte-americano Washington Post definiu Lula como um “dos personagens mais conhecidos da América Latina” e comentou que a decisão impôs obstáculos que podem impulsionar o fim de sua carreira política. O texto ponderou, contudo, que o destino de Lula não está definido e só deve ter um desfecho perto das eleições, marcadas para outubro.


O diário El País, da Espanha, avaliou o julgamento como “o pior resultado possível para quem foi um bastião da esquerda latino-americana”. A esperança de Lula, acrescentou, era que a decisão não fosse unânime para ganhar fôlego na tentativa de emplacar sua candidatura, o que não ocorreu. O texto mencionou os discursos dos magistrados e do Ministério Público de tentar afastar qualquer caráter político do julgamento. Os três desembargadores da turma votaram pela manutenção da condenação e pelo aumento da pena.


A rede multiestatal latino-americana de TV Telesur, com base na Venezuela, relatou o julgamento e afirmou que o triplex no Guarujá (SP) nunca esteve em nome do ex-presidente. O resultado estaria relacionado, segundo a Telesur, a uma estratégia de impedir a possibilidade de Lula ser candidato e retomar o comando político do País.


A Al Jazeera, rede de televisão internacional com base no Catar, chamou Lula de “ex-presidente de alta popularidade” e enfatizou que a decisão do TRF-4 o tira da disputa eleitoral. O veículo abre espaço para a versão da defesa e as críticas de que o processo seria uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente, impedindo-o de concorrer à Presidência.

Agência Brasil

 

 

 

110 mil

postagens no Twitter citaram o julgamento em outros países, ontem, conforme estudo da Diretoria de Análise de Políticas Públicas, da Fundação Getúlio Vargas

 

APOIO DE MORALES


“CONDENADO INJUSTAMENTE”


O presidente da Bolívia, Evo Morales, publicou mensagem de apoio a Lula no Twitter: “Condenado injustamente, o irmão Lula da Silva é vítima de uma conspiração que busca impedir que seja candidato e ganhe as eleições com o apoio do povo a quem dedicou toda sua vida”.

 

LULA PELO MUNDO


VEÍCULOS DE DIVERSOS PAÍSES NOTICIARAM A DECISÃO


O Washington Post afirmou que a história de Lula só deve ter desfecho perto das eleições


A BBC diz que a decisão é “baque” na intenção de Lula voltar a se eleger


O El País diz que a decisão é a “pior” para um “ex-bastião” da esquerda


O francês Le Monde ressaltou o impacto que a decisão da Justiça terá nas eleições de outubro

 

‘‘Lula querido, o Diego está contigo!”


DIEGO MARADONA

Craque do futebol argentino

Gabrielle Zaranza

TAGS