PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Defendendo Ciro, RC diz que não sabe de articulação pró-Lula

2018-01-09 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Mesmo com a divulgação de que o PDT participaria do evento de lançamento do comitê estadual em defesa da candidatura de Lula, o presidente municipal da sigla, prefeito Roberto Cláudio, afirmou que não sabia da articulação em favor do ex-presidente para as eleições de 2018. Um dos principais aliados dos Ferreira Gomes, o prefeito reafirmou o compromisso com Ciro e disse que a candidatura de Lula é “decisão do PT”.


“O meu candidato é o Ciro, com muita convicção de que é o melhor para o País. Essa é uma questão (candidatura) do próprio PT, da Justiça, e do foro íntimo do próprio ex-presidente da República. Eu não vou me meter nesse assunto”, declarou na tarde de ontem ao O POVO.


A presença do PDT era esperada no lançamento do comitê estadual que defende a candidatura de Lula, articulada pelo PT com apoio de partidos aliados, como o PCdoB, o PSB e o PCO. No entanto, nenhum representante pedetista compareceu ao evento na manhã de ontem.


“Eu, pessoalmente, não participei de nenhuma discussão partidária sobre o assunto”, afirmou o prefeito, dizendo que não tomou conhecimento dos comitês nem no âmbito estadual nem nacional.


Na última sexta-feira, 5, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, escreveu o artigo “Justiça é para todos?” na página do partido na internet, criticando a atuação do Judiciário no caso do ex-presidente Lula. “Quem está em jogo, de fato, é a democracia e a possibilidade de um irreparável erro”, escreveu.


Desde quando as manifestações favoráveis em defesa da candidatura de Lula começaram a tomar corpo, Ciro Gomes já havia demonstrado distanciamento. Ele não assinou o manifesto “Eleição sem Lula é fraude”, lançado em dezembro pelo projeto Bração Nação, do qual é integrante.


O documento teve adesão da pré-candidata pelo PCdoB, Manuela D’Ávila, o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Marcelo Boulos, que também é cogitado como candidato.


Ciro mantém opiniões ambíguas em relação a Lula. Apesar de dar sinais de que defende o ex-presidente, ele defendeu a celeridade na decisão judicial sobre o caso de Lula no mês passado. “Justiça boa é Justiça rápida”, disse. A declaração irritou petistas.

Rômulo Costa

 

TAGS