PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Tasso irá assumir "braço ideológico" do PSDB

2017-12-11 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Depois de recuar da candidatura à presidência nacional do PSDB, o senador Tasso Jereissati vai assumir a condução do Instituto Teotônio Vilela. Braço ideológico do partido, o ITV vai coordenar o plano de governo do próximo candidato da sigla à presidência da República no ano que vem.


O convite partiu do novo presidente nacional da legenda, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que assumiu o partido no último sábado, 9, em convenção da executiva tucana, em Brasília.


"O governador Geraldo Alckmin me fez um convite pro ITV no sentido que possamos elaborar dentro do ITV o programa de governo da candidatura do PSDB", declarou o senador cearense no dia da convenção.


O ex-governador do Ceará assume o instituto pela segunda vez na história da agremiação. Na primeira, entre 2011 e 2013, Tasso estava sem mandato, após ser derrotado na disputa pela reeleição ao Senado em 2010. Na época, coordenou um conjunto de atividades nomeado de "nova agenda Brasil".


No segundo mandato à frente do ITV, Tasso assume em outro momento político: o de racha dentro do partido desde que o senador Aécio Neves deixou o comando do PSDB após o escândalo envolvendo propina da empresa J&F, de Joesley Batista.


Tasso acabou se tornando um expoente crítico dentro do partido em relação à aliança com o governo do presidente Michel Temer, defendida pelo senador mineiro. Um programa do partido que falava em "mea-culpa" foi o estopim para críticas veladas em relação à sua condução do partido.

[QUOTE1]

Durante a convenção, o senador, no entanto, rechaçou qualquer divisão na legenda. "Uma disputa interna, uma divisão aparente por uma disputa por correntes aparentemente diferenciadas não significa que o partido está rachado ou dividido", declarou Jereissati relembrando a disputa com o governador Marconi Perillo pela presidência tucana.


Tasso será anunciado presidente do instituto nos próximos dias em reunião que ainda será agendada por Alckmin, no primeiro encontro da nova Executiva nacional.

 

Prévias


Encerrada a disputa pela presidência da sigla, já é iniciada uma nova queda de braço entre os tucanos. O senador cearense admitiu a falta de consenso em torno do nome do governador de São Paulo para liderar o partido na eleição presidencial de 2018. Para solucionar o impasse, as prévias são colocadas como solução.

[QUOTE2]

"Não vejo como problema, como qualquer tipo de impertinência, que o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, mantenha sua candidatura às prévias do partido para a escolha do candidato a Presidente da República", disse.


Após o pronunciamento de Tasso Jereissati, Arthur Virgílio, Geraldo Alckmin e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também defenderam a possibilidade da realização de prévias para a definição do candidato tucano à presidência da República, em 2018.


Desde a saída de Aécio Neves do cenário presidencial, e do recuo do prefeito de São Paulo, João Doria, é o governador Alckmin que tem tomado protagonismo na legenda e buscado unidade como candidato.


"Elegemos o governador Geraldo Alckmin presidente nacional do PSDB com a expectativa de que ele leve o partido aos caminhos que o Brasil precisa. E mais do que nunca o Brasil precisa do PSDB, porque o País não quer extremismo nem populismo", completou Tasso. (Wagner Mendes - wagnermendes@opovo.com.br)


Saiba mais


O governador de São Paulo Geraldo Alckmin foi eleito presidente nacional do PSDB, no último sábado, 9, com 470 votos, contra 3 e uma abstenção.

 

Em discurso, Alckmin ressaltou que o partido chegará revigoradoem 2018. “Aguardem o que vai acontecer conosco no ano que vem”, disse ao prever grande desempenho eleitoral do partido.

 

No mesmo evento, Aécio Neves falou do “sucesso” do seu trabalho à frente do partido nos últimos 5 anos.

 

Adriano Nogueira

TAGS