PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

PMDB volta a se chamar MDB em convenção nacional

2017-12-20 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1]
A maioria dos filiados do então PMDB votou, na manhã de ontem, para mudar a sigla do partido, que se chamará a partir de agora MDB. A mudança, de acordo com o presidente da agremiação, senador Romero Jucá (MDB-RR), não tem relação com os últimos episódios envolvendo diversos integrantes da legenda investigados por corrupção. Jucá disse que a repaginação tem o objetivo de dar “um passo para o futuro de transformação” com a eleição do ano que vem.


Durante o evento em Brasília, que reuniu lideranças do País inteiro — deputados, senadores, governadores e o presidente Michel Temer —, um vídeo foi exibido apresentando o que o partido fez no exercício da presidência da República, desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em meados do ano passado.


O filme mostrou os números do MDB, com a maior quantidade de vereadores, prefeitos, governadores e senadores, e as consequências da reforma trabalhista, como o “aumento” dos postos de trabalho, entre outros pontos.

[QUOTE1]
Temer, que apareceu no evento após alegar que se ausentaria da convenção, discursou à plateia e defendeu as reformas que têm sido implementadas. Voltou a dizer que aproveita a impopularidade para aprovar as “necessárias” reformas para a economia.


“(Somos) um governo reformista que agora deve encaminhar a questão da Previdência, que na verdade não prejudica ninguém. (...) Todos saem ganhando, mas sai ganhando principalmente o País”, defendeu.


“Não podemos brincar com isso, porque senão daqui a pouco não vamos ter dinheiro para pagar aposentado, e daqui a pouco é dois, três anos, não é muito tempo, não. (...) Nós temos a coragem de ser um governo reformista”, argumentou.


Presidente do Senado, Eunício Oliveira também falou sobre a mudança de denominação da legenda. “Foi na gestão do PMDB que tivemos coragem de fazer as mudanças necessárias que o Brasil precisa e para que o País continuasse avançando”, discursou.

Votação


Encerrada por volta das 13 horas de ontem, foram 325 votos favoráveis, 88 contrários e 27 votos em branco para que o PMDB voltasse a ser Movimento Democrático Brasileiro e adotasse
a sigla MDB.


“Atingimos o quórum com louvor”, disse o presidente nacional da sigla, senador Romero Jucá (RR), ao anunciar o resultado da apuração. A convocação dos filiados se deu em convenção nacional extraordinária.

O repórter viajou a convite do PMDB estadual. 

 

Bastidores


Convenção


Embora a grande maioria dos filiados tenha votado a favor da mudança na sigla do partido, o anúncio do MDB como novo nome da agremiação foi feito antes
do início da votação.

O presidente Michel Temer (MDB) recebeu um passe de um pai de santo, o babalorixá Pai Uzêda. O religioso disse que foi feito um trabalho contra o peemedebista para provocar a morte dele. No mesmo evento, Pai Uzêda entregou um ramo de folhas ao presidente do Senado Eunício Oliveira.

A senadora Marta Suplicy (MDB-SP) ficou insatisfeita e reclamou com o presidente do partido, senador Romero Jucá (MDB-RR), da falta de um grupo dentro do partido que defendesse a causa LGBT. “Tem grupo de negros, de mulheres, por que não tem da causa LGBT?”, questionou. 

Wagner Mendes

TAGS