PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Partidos sugerem 'pacto' para reforma

2017-12-05 01:30:00

Em reunião no domingo, 3, com o presidente Michel Temer (PMDB), presidentes de partidos propuseram um “pacto” para aprovar a reforma da Previdência envolvendo a distribuição do fundo eleitoral e a janela para mudança de partido sem risco de perda de mandato. A ideia é que dirigentes repassem mais recursos do fundo para parlamentares mais fiéis ao governo e que não aceitem em suas legendas deputados que votaram contra a reforma.


A sugestão foi apresentada pelo presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson. Na ocasião, ele disse que vai dividir o fundo de forma proporcional conforme o posicionamento dos parlamentares nas votações da reforma trabalhista e da Previdência e das duas denúncias contra Temer na Câmara.


Presidente licenciado do PSD, o ministro Gilberto Kassab ponderou que essa divisão poderia levar deputados a migrarem para outras legendas durante a janela para livre troca de siglas, prevista para março.


Jefferson, então, fez a segunda sugestão: de que os dirigentes se comprometessem a só aceitar nesse troca-troca partidário parlamentares que tenham votado a favor da reforma. A ideia, no entanto, enfrenta resistência de alguns partidos.

Adriano Nogueira

TAGS