PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Camilo diz que escolhe 1º da lista da PGJ, caso seja Plácido Rios

2017-12-01 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O governador Camilo Santana (PT) condicionou a escolha do próximo procurador-geral de Justiça ao nome de Plácido Rios, que foi nomeado por ele em 2015 e concorre à recondução ao cargo. A eleição que vai definir a lista tríplice para a vaga ocorre hoje. Quatro candidatos concorrem ao cargo, sendo que três deles já compõem a atual administração.


O procurador-geral e o governador estiveram juntos na tarde de ontem durante a inauguração da nova das Promotorias de Justiça Cíveis e Especializadas do Ministério Público do Ceará (MPCE), no bairro José Bonifácio. Nas últimas eleições para o cargo, há dois anos, Rios foi o mais votado da lista tríplice, sendo nomeado pelo governador em seguida.


A escolha seguiu a recomendação da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), que orienta a escolha do nome mais votado para garantir a independência da nomeação e a autonomia do órgão. Ontem, questionado se seguiria a decisão pelo nome com mais votos, Camilo condicionou a escolha ao atual procurador-geral. “Se for o Plácido, eu vou seguir”, disse após a cerimônia de inauguração.


Candidatos

Além do atual procurador-geral de Justiça, concorrem ao cargo a Vanja Fontenele Pontes e João de Deus Duarte, que são vice-procuradora-geral de Justiça na gestão de Rios e assessor para assuntos institucionais, respectivamente. Os três compõem espécie de chapa.

 

O único candidato fora da atual administração é Miguel Ângelo de Carvalho Pinheiro. Ele, que não se considera da “oposição”, chegou a defender o distanciamento do procurador-geral de Justiça do Governo, para não comprometer a independência do MPCE.


Ontem, Rios, que contou com a presença do governador um dia antes da votação para a escolha da lista tríplice, disse que “não se pode confundir independência com distanciamento”. “Acho natural essa proximidade, parceria e harmonia entre as instituições e os poderes constituídos. O Ministério Público não pode ser uma ilha”, defendeu Rios.


O atual procurador-geral de Justiça diz que há uma “expectativa muito forte” na sua recondução ao cargos. “Nós fizemos um planejamento estratégico que não termina agora, mas em 2021, e há uma agenda a ser implementada”, diz.

 

SERVIÇO

 

Votação da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ)

Quando: hoje, das 8h às 17 horas

Onde: Procuradoria Geral de Justiça (rua Assunção, 1.100, José Bonifácio)


Saiba mais


Podem participar da votação promotores e procuradores, que devem escolher em urna eletrônica até três nomes para o cargo.


Os três nomes mais votados compõem a lista tríplice que será encaminhada ao governador para nomeação. Camilo Santana terá até 20 dias para escolher quem deverá ocupar o cargo nos próximos dois anos.

 

A expectativa é que o resultado da votação seja divulgado ainda hoje, por volta das 18 horas.

 

Rômulo Costa

TAGS