PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Câmaras municipais lançam Fórum para debater problemas da RMF

2017-12-14 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho (PDT), conduziu ontem lançamento do novo “Fórum Parlamentar Metropolitano”. A ação, que reunirá presidentes de Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Fortaleza, irá debater e promover parcerias para a solução de questões comuns dos municípios da região.


“É um passo histórico, um momento importantíssimo para o presente e para o futuro”, destaca Salmito. “A realidade social, econômica e cultural da população da Região Metropolitana já está integrada. Já a divisão político-administrativa, que foi pensada no século XIX, deve ser reavaliada, para se ter um diálogo intermunicipal para servir melhor”, diz.


Ele destaca, por exemplo, interesses comuns no saneamento, saúde, mobilidade urbana e sobretudo na geração de emprego e renda. “A pessoa que mora em Aquiraz, tem filhos estudando em Fortaleza, mas trabalha em São Gonçalo do Amarante, ele é cidadão de onde? De Fortaleza? De Aquiraz? É cidadão da Região Metropolitana, isso já é presente”.


Ele destaca ainda a força que a articulação conjunta pode trazer para os interesses comuns em parcerias com o Executivo. “A articulação conjunta é muito importante, senão cada um vai assumir seu próprio ritmo, e aí acaba fazendo leis não dialogando com o vereador vizinho, quando o nosso cidadão é da Região Metropolitana. A realidade já exige essa articulação”.


Salmito Filho destaca que a ação já ocorre em outras regiões semelhantes no País, onde foi construída uma agenda conjunta para todos os municípios. “Tudo isso sem gerar um centavo a mais de custo para o Legislativo, só aproveitando estruturas de cada Câmara Municipal”, diz.


Mecanismos


Evento de lançamento do Fórum, realizado na manhã desta quarta, na sede da Câmara Municipal de Fortaleza, contou com a presença de presidentes do Legislativo de diversos municípios da Região Metropolitana. Também compôs a mesa o jornalista Nazareno Albuquerque, representando a Fundação Demócrito Rocha.


O assessor técnico do projeto, professor Eduardo Moreira, afirmou que o objetivo do Fórum será primeiramente elencar os problemas e questões que cada município tem em comum para então procurar e identificar soluções.


“É possível pensar em mecanismos políticos para enfrentar diversas questões. A principal estratégia que temos que fazer é envolver todos os vereadores da RMF, poder público, poder executivo, sociedade e empresários para que esse movimento ganhe força para que possamos construir diretrizes e fazer soluções coordenadas”, ressaltou.

 

Saiba mais


Presidentes de câmara municipais presentes: Sebastião de Castro Uchôa, presidente da Câmara Municipal de Cascavel; Luiz Alberto Braga de Freitas, presidente da Câmara Municipal de Chorozinho;

Francisco Eldes da Silva Barreto, presidente da Câmara Municipal de Guaiuba; Erisvaldo de Sousa Nascimento, presidente da Câmara Municipal de Horizonte; Magno Lucas Correia, presidente da Câmara Municipal Paraipaba;

Adriano Nogueira

TAGS