PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Aliança entre Eunício e Camilo foi pedido de Lula

2017-12-21 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1]
A cada dia com sinais mais claros, aliança política entre Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) foi objeto de pedido pessoal do ex-presidente Lula ao PT do Ceará. Na manhã de ontem, evento com o governador e o peemedebista para entrega de obras em Canindé acabou virando nova mostra da reaproximação e até “ensaio” de palanque para Lula no Estado.


Até então alvo de grande especulação, intervenção pró-Eunício de Lula foi confirmada ontem por lideranças do PT e do PMDB. Em entrevista ao O POVO, o presidente do Senado disse nunca ter conversado com o ex-presidente sobre a questão política do Ceará, mas destacou: “O Lula me disse que conversou com o PT do Ceará sobre uma possibilidade de aliança política”.


Um dos nomes mais próximos do líder petista no Estado, o deputado federal José Guimarães (PT) confirmou iniciativa do ex-presidente. Ele destaca, no entanto, que o diálogo foi suspenso até o julgamento de recurso de Lula na Lava Jato, marcado para 24 de janeiro. “Lula pediu para eu fazer um balanço e retomar tudo após o dia 24”, diz.

[SAIBAMAIS]
“Vai ficar tudo para depois do julgamento, mas temos um diálogo aberto”, afirma Guimarães. Parte da ação do ex-presidente para manter boa relação com peemedebistas aliados, incluindo Renan Calheiros (AL) e Roberto Requião (PR), pedido teria ocorrido durante passagem de Lula em caravana pelo Ceará, em agosto deste ano.


Ministro das Comunicações e líder do PMDB durante o governo do petista, Eunício possui antigo histórico de aproximação com Lula. Na eleição de 2014, a amizade entre eles fez até com que o líder petista não gravasse em apoio a Camilo, adversário do peemedebista na disputa.

“Pré-palanque”


Evento de ontem, que entregou 495 novas unidades do Minha Casa, Minha Vida, acabou também marcado por elogios e referências ao ex-presidente. “Para qualquer nordestino, o Lula não é questão política ou eleitoral, é de reconhecimento. É um nordestino, que criou das maiores redes de garantia social do mundo”, disse Eunício.


Reforçando discurso do peemedebista, Camilo Santana e José Guimarães também destacaram importância do petista para o desenvolvimento de projetos como o Minha Casa Minha Vida e a transposição do rio São Francisco.


Ao final do evento, foi tocado vídeo institucional do presidente Michel Temer (PMDB) parabenizando as famílias pela entrega de casas.

 

Saiba mais 


Unindo também adversários políticos da região, palanque do evento foi marcado por simbolismos. Em discurso durante a entrega das obras, a prefeita Rozario Ximenes (PMDB) puxou palmas para o seu antecessor no cargo, Celso Crisóstomo (PT).

Na eleição do ano passado, os dois protagonizaram acirrada disputa no Município. “É preciso destacar a importância do ex-prefeito, foi ele quem batalhou muito por essas casas”, destacou a prefeita em discurso.

“As brigas políticas já atrapalharam muito o interesse da população, é preciso trabalhar pelo bem do povo”, disse Rozario, em discurso elogiado por Camilo Santana logo depois.  

 

Frases 

 

Lula pediu para eu fazer um balanço e retomar tudo após o dia 24.

Vai ficar tudo para depois do julgamento, mas temos um diálogo aberto

José Guimarães, deputado


 

Nunca conversei com o lula sobre a questão política do Ceará. Mas ele me disse que conversou com o PT do Ceará sobre uma possibilidade de aliança política


Eunício Oliveira, senador 

 

Carlos Mazza

TAGS