PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Ações sobre Lula terão sentença até 2018

2017-12-04 01:30:00

Embora um dos principais obstáculos para disputar as eleições presidenciais do próximo ano seja uma possível condenação em 2ª instância no processo do tríplex do Guarujá, o ex-presidente Lula ainda enfrentará outras batalhas jurídicas até outubro de 2018. O Estado de S. Paulo apurou que o petista será sentenciado, até as eleições, nas quatro ações penais sob tutela dos juízes Vallisney de Souza Oliveira e Ricardo Leite, respectivamente titular e substituto da 10ª Vara Federal em Brasília, especializada em lavagem de dinheiro e onde tramitam processos relacionados às operações Lava Jato e Zelotes.


As sentenças, com condenação ou absolvição, não têm o poder de inviabilizar a candidatura do petista mas podem dificultar ainda mais a campanha de Lula para tentar voltar ao Palácio do Planalto. A primeira sentença em um caso envolvendo Lula na Justiça em Brasília pode sair ainda em 2017, e as outras três devem ser pronunciadas entre março e agosto.


O processo mais avançado é o de obstrução de Justiça no caso derivado da delação do ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) na Lava Jato. Conclusa para a sentença, a ação penal é conduzida pelo juiz substituto Ricardo Leite e deve ser decidida ainda este ano. Em setembro, o Ministério Público Federal (MPF) pediu a absolvição de Lula e do banqueiro André Esteves no caso.

 

Adriano Nogueira

TAGS