PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Temer avalia Imbassahy para Ministério da Transparência

2017-11-17 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O presidente Michel Temer avalia realocar o atual titular da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy (PSDB-BA), para o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, segundo fontes envolvidas na negociação da reforma ministerial. Com o provável desembarque do PSDB do governo, o tucano é alvo de pressão do PMDB e de partidos do “centrão”, principalmente o PP, para que seja retirado da articulação política do governo.


O cargo de ministro da Transparência está vago desde maio deste ano, quando o então titular da pasta, Torquato Jardim, saiu para assumir o Ministério da Justiça. Desde então, o posto é ocupado interinamente pelo secretário-executivo da pasta, Wagner Rosário. O órgão tem, entre suas principais responsabilidades, comandar os acordos de leniência, espécie de delação premiada para empresas privadas.


Inicialmente, aliados de Imbassahy queriam que ele fosse realocado para o Ministério do Turismo. O argumento era o de que o atual titular da pasta, o deputado licenciado Marx Beltrão (AL), deve deixar o PMDB e se filiar ao PSD para disputar eleição ao Senado em 2018. A articulação, porém, enfrentou forte resistência do PMDB da Câmara. A bancada argumenta que, mesmo deixando a sigla, Beltrão continua tendo apoio dos deputados.


Temer já conversou com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sobre a saída de Imbassahy. No fim do ano passado, Maia negociou com o senador Aécio Neves (MG), presidente licenciado do PSDB, a nomeação de Imbassahy para a Secretaria de Governo em troca do apoio dos tucanos para sua reeleição ao comando da Casa. O deputado do DEM já teria se convencido da necessidade de trocar o comando da articulação política. O substituto de Imbassahy na Secretaria de Governo deve ser um nome do PMDB.

Agência Estado

Adriano Nogueira

TAGS