PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Projeto da AL-CE para 6 mil poços tem protocolo assinado

2017-11-18 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Iniciativa da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca, da Assembleia Legislativa do Ceará, projeto que incentiva construção de 6 mil poços para a produção rural teve protocolo de compromisso assinado, ontem, por nove instituições do Estado.


O projeto é parte de propostas também da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras do Rio São Francisco para evitar o colapso hídrico no Ceará. Junto à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), 2.680 propriedades de produtores agrícolas já foram pré-selecionados para a construção de poços.


Com recurso de R$ 100 milhões do Banco do Nordeste (BNB), por meio de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) , os agricultores poderão financiar a construção em até 10 anos, com juros de 2,5% ao ano. Pelo financiamento FNE Água, o prazo se estende para 12 anos, mas os juros variam de 6 a 9%.


Segundo Flávio Saboia, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), a estimativa é de que os poços tenham custo de cerca de R$ 15 mil. Além do financiamento, flexibilizações de burocracia visam facilitação da construção.


Presidente das Comissões responsáveis, o deputado Carlos Matos (PSDB) afirma que cada poço “é 100% da solução para quem passa pelo problema de falta de água” e que a meta de 6 mil poços é “grande contribuição à crise hídrica” que o Ceará vive.

Daniel Duarte

Adriano Nogueira

TAGS