PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Prazo para recadastramento biométrico em 29 cidades do CE acaba amanhã

2017-11-29 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

A próxima quinta-feira, 30, será o último dia para eleitores de 29 municípios cearenses fazerem o recadastramento biométrico (veja quadro ao lado). Os votantes precisam se dirigir aos cartórios eleitorais ou às centrais de atendimentos das suas cidades para evitar cancelamento dos títulos.


A coordenadora Lorena Belo, responsável pelo Cadastro Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), adverte que quem tiver o título cancelado será obrigado a regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral até o fechamento do Cadastro, no dia 9 de maio de 2018. O eleitor não regularizado até esse prazo não poderá votar nas próximas eleições e ainda ficará impedido de obter a quitação eleitoral, entre outros prejuízos.


Para alguns municípios, os atendimentos podem ser marcados pelo sistema de agendamento no site do TRE-CE ou pelo Disque-eleitor (148). Entre os documentos para o recadastramento biométrico, são necessários: documento de identificação oficial com foto; comprovante de endereço atualizado; comprovante de quitação com o serviço militar (para primeiro alistamento de pessoas do sexo masculino, com idade entre 18 e 45 anos); título de eleitor e CPF para quem já possua esses documentos.

[FOTO2]

Após o fechamento do cadastro eleitoral em maio de 2016, o Ceará contabilizou cerca de 2,19 milhões de eleitores cadastrados biometricamente, o que correspondia a quase 35% do eleitorado do Estado. Dados atuais do TRE-CE já registram 63% do eleitorado cadastrado, somando mais de 4 milhões de eleitores.


Expectativa

A meta do TRE-CE para as eleições de 2018 é que 129 dos 184 municípios cearenses tenham 100% dos seus eleitores recadastrados com biometria. O Tribunal ainda planeja recadastrar cerca de 75% do eleitorado do Estado até 9 de maio de 2018, atingindo 100% em 2020.

 

De acordo com os últimos dados do TRE-CE, Icapuí e Moraújo atingiram o maior índice, com 87% dos eleitores recadastrados. Em seguida, aparecem Barroquinha (86%) e Fortim, Chorozinho, Granja, Martinópole e Pentecoste, com 85% dos títulos revisados. Pacatuba, com apenas 73%, e Redenção, Barreira, São Benedito e Aracati, com 76%, são os municípios com menores índices de eleitores recadastrados com a biometria.

 

SERVIÇO

 

Agendamento da biometria

Disque-eleitor: 148

Horário: Funciona de segunda a sexta-feira, das 7 h às 19 horas

Site: apps.tre ce.jus.br/agendabio/publico

 

Saiba mais


Alguns prejuízos para os eleitores em débito com a Justiça Eleitoral


Não poder votar nas próximas eleições;


Requerer passaporte ou carteira de identidade;


Receber salário e benefícios sociais de entidades públicas ou assistidas pelo governo;


Fazer parte de concorrência pública ou administrativa em qualquer instituição da União, dos estados, dos municípios ou do Distrito Federal;


Solicitar empréstimos em qualquer banco ou estabelecimento de crédito subsidiado pelo governo;


Inscrever-se em concursos públicos ou tomar posse

 

Igor Magalhães

TAGS