Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Juiz é punido com aposentadoria; desvios disciplinares aumentam

Por 30 votos a dois, os desembargadores do TJCE aposentaram o juiz Rafael Lopes do Amaral, que atuava na comarca de Viçosa do Ceará. A pena aplicada ontem é passível de recurso no Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
01:30 | Nov. 14, 2017
Autor -
Foto do autor
- Autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) anunciou ontem a terceira punição de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) de 2017 contra magistrados locais. Por 30 votos a dois, o juiz Rafael Lopes do Amaral, que atuava na comarca de Viçosa do Ceará, foi aposentado compulsoriamente por decisão dos desembargadores. Esta é a pena administrativa máxima aplicada a um magistrado que comete desvio de conduta.


No processo, a Corregedoria Geral do TJCE mencionou os “constantes usos, em caráter particular, de veículos com motorista pertencentes à Prefeitura Municipal” e que o juiz teve “suas despesas pagas pela Prefeitura, o que não se compatibiliza com as condutas éticas de um juiz de Direito”. O PAD contra ele foi aberto em outubro do ano passado.

[FOTO2]

A pena é passível de recurso no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Ainda será analisado se será recorrido, para ver se há reversão”, afirmou o advogado Valmir Pontes Filho. O escritório dele atua na defesa do juiz Rafael Lopes.


Na Corregedoria do TJCE, este ano, até o início de novembro haviam sido instauradas 19 sindicâncias contra juízes - que após concluídas podem se agravar com a abertura de Processos Administrativos Disciplinares. O volume é mais que o dobro das oito sindicâncias abertas em 2016.


Expresso 150

O POVO apurou que o Pleno deverá julgar ainda este mês, dia 23, o quarto PAD do ano. Será contra o desembargador afastado Francisco Pedrosa. Ele está fora das funções de magistrado desde setembro de 2016, após a segunda fase da Operação Expresso 150, da Polícia Federal, que investiga a venda de sentenças por magistrados cearenses.

 

O trâmite do PAD contra Pedrosa prosseguiu mesmo após seu afastamento. Da 2ª instância local, há cinco desembargadores hoje investigados: Carlos Feitosa, Francisco Pedrosa e Sérgia Miranda, e os aposentados Paulo Timbó e Váldsen Pereira. As apurações penal e administrativa correm separadamente.


No dia 24, deverão ser julgadas as sindicâncias dos dois únicos juízes de 1ª instância citados na Expresso 150 até o momento: Onildo Pereira da Silva e José Edmilson de Oliveira. Em junho deste ano, poucos dias após terem sido afastados, acusados de negociar sentenças, ambos requereram a aposentadoria proporcional por tempo de serviço. Outra sindicância estaria prevista para ir a julgamento no dia 30.


Além da punição de ontem, os outros dois PADs julgados este ano tiveram penas diferentes. Na última quinta-feira, 9, um juiz foi apenado com a censura por “falta de urbanidade” com um promotor durante audiência e “não atuar com independência”. Em março, outro juiz foi demitido(punição penal) do serviço público.


Em todo o ano de 2016, foram duas aposentadorias compulsórias aplicadas contra duas juízas. Uma delas foi revisada este ano e convertida para a segunda pena considerada mais severa: o afastamento (disponibilidade) por dois anos, recebendo o salário proporcional.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Copa do Brasil 2021 ao vivo: sorteio hoje, dia 6; onde assistir e horário

QUARTAS DE FINAL
01:21 | Ago. 06, 2021
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O sorteio das quartas de final Copa do Brasil 2021 será realizado hoje, sexta-feira, 6 de agosto (06/08). Você pode assistir ao vivo à transmissão a partir das 15 horas (horário de Brasília), via CBF TV, online e de graça por meio de suas plataformas oficiais — Facebook, YouTube e Twitter. Os canais de TV a cabo ESPN Brasil, SporTV e Fox Sports também devem transmitir o evento.

Athletico-PR, Atlético-MG, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, São Paulo, Flamengo e Santos já têm vaga garantida nas quartas da Copa do Brasil. Todas as 8 equipes estarão no mesmo pote. Assim, todos os classificados podem se enfrentar, diferente dos outros sorteios, quando havia divisão por potes. A previsão da CBF é que os jogos de ida e volta ocorram entre as semanas de 25 de agosto e 1º de setembro.

Sorteio ao vivo da Copa do Brasil: onde assistir

Online e de graça: Facebook, Twitter e YouTube da CBF TV

TV a cabo: SporTV, ESPN Brasil e Fox Sports

Quando será o sorteio da Copa do Brasil 2021

Hoje, sexta, 6 de agosto (06/08), às 15 horas (horário de Brasília) 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Jacky Godmann é eliminado nas quartas de final do C1 1000 m

Esportes
01:19 | Ago. 06, 2021
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O baiano Jacky Godmann foi eliminado da prova do C1 1000 metros (m) da canoagem de velocidade na Olimpíada de Tóquio (Japão) após terminar a 2ª bateria das quartas de final na 6ª posição, na noite desta quinta-feira (5) no Canal Sea Forest.

O atleta de 22 anos completou a prova em 4min18s208. Apenas os dois primeiros colocados se classificaram para a semifinal da prova, que acontece na próxima sexta-feira (6), a partir das 21h44 (horário de Brasília).

O outro brasileiro na prova, Isaquias Queiroz, garantiu vaga nas semifinais mais cedo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Em clima de Olimpíadas, Sandy relembra época que praticava boxe

No Instagram
00:59 | Ago. 06, 2021
Autor Mateus Brisa
Foto do autor
Mateus Brisa Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em clima de Olimpíadas, a cantora Sandy relembrou a época em que treinava boxe. Uma série de fotografias foi publicada pela artista em seu Instagram nesta quinta-feira, 5. “TBT em homenagem às Olimpíadas e na torcida pelos nossos atletas”, escreveu na legenda. Sandy afirmou ter praticado o esporte de combate durante 11 anos.

A apresentadora Angélica aparece em uma das imagens divulgadas por Sandy, a qual foi capturada durante participação da cantora no programa “Estrelas”. As outras duas fotografias foram registradas em outra gravação, para um programa esportivo que não foi nomeado pela artista. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Flamengo vence ABC e está nas quartas da Copa do Brasil

Esportes
00:49 | Ago. 06, 2021
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Flamengo garantiu a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil após derrotar o ABC por 1 a 0, na noite desta quinta-feira (5) na Arena das Dunas, em Natal.

Neymar curte Ibiza ao lado de suposta namorada 'clone da Bruna Marquezine'

Brumar
00:47 | Ago. 06, 2021
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Para aproveitar seus últimos dias de férias, Neymar Jr. embarcou nesta semana para Ibiza, na Espanha. Muito bem acompanhado, o atacante do PSG foi flagrado durante um passeio de Iate ao lado de uma mulher com traços semelhantes ao de sua ex-namorada, Bruna Marquezine. Os internautas logo subiram a hashtag #Brumar (Bruna+Neymar), que voltou a figurar o Trending Topics do Twitter.

Apesar da semelhança física e nomes iguais, as ‘xarás’ Brunas possuem sobrenomes diferentes. Nas imagens, quem aparece trocando carinhos com o craque é a influenciadora digital Bruna Biancardi, que possui mais de 100 mil seguidores no Instagram. Ambos mantiveram discrição nas redes sociais e não publicaram fotos juntos.

 

Devido ao seu tipo físico parecido com o de Marquezine, Biancardi recebeu diversos apelidos na web. Desde “clone da Bruna Marquezine” até "impostora”. “Neymar não conseguiu reconquistar a Bruna Marquezine, então ele foi lá e arrumou um clone dela”, tuitou um internauta. “Eu jurando que o Neymar tava curtindo as férias com a Bruna Marquezine, mas ele tá é com uma impostora”, brincou outro.

Além da influencer digital, Davi Lucca, filho do Neymar Jr, familiares e amigos do jogador participaram do passeio.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags