PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Frente promete "defender a autonomia do Brasil"

2017-11-11 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O lançamento em Fortaleza da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional ocorreu ontem na Assembleia Legislativa do Ceará. A audiência pública recebeu representantes de movimentos sociais e de sindicatos, e políticos. Dentre eles, o ex-ministro Ciro Gomes, o ex-governador Cid Gomes - ambos do PDT -, e os articuladores do lançamento local: Odorico Monteiro (PSB-CE) e o deputado estadual Elmano de Freitas (PT-CE).


“A Frente é um dispositivo de diálogo entre os parlamentares e a sociedade brasileira contra um conjunto de medidas que estão ferindo a soberania nacional do Brasil”, diz Odorico, vice-presidente da Frente no Nordeste. Em seu discurso, Ciro citou a “dependência tecnológica” e a “subordinação financeira” como “graves mecanismos de controle nacional por centros estratégicos de poder estrangeiros”.


“O Brasil está passando a ser um Estado administrado pelo capital financeiro internacional por interesses que não são brasileiros”, afirma o senador Roberto Requião (PMDB/PR). O presidente da Frente diz que “a entrega da soberania” traz consequências como a “precarização do trabalho e o impedimento do crescimento industrial”.


Como próximos passos, o deputado Celso Pansera (PMDB/RJ) afirmou que a Frente fará uma reunião com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) “para montar um projeto da área da inovação e da pesquisa”. Os Estados de Santa Catarina, Bahia e Sergipe serão os próximos a receberem o lançamento da Frente.

Luan Carvalho - luancarvalho@opovo.com.br

 

Adriano Nogueira

TAGS