PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Fiel ao seu estilo de "jogar parado", Alckmin atrai siglas

2017-11-20 01:30:00

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), tem mantido uma agenda discreta de viagens pelo Brasil mas é hoje o pré-candidato à Presidência da República que mais avançou nas articulações com outros partidos para montar seu palanque. Fiel ao seu estilo de "jogar parado", o tucano já construiu pontes com pelo menos sete legendas: PV, PTB, PSB, PPS, PHS, PP e DEM.


Enquanto Alckmin se aproxima de seus aliados de São Paulo no plano nacional, o ex-presidente Lula vê até o aliado histórico PCdoB lançar candidatura própria, enquanto Ciro Gomes (PDT) rejeita uma aliança. Já Marina Silva (Rede) e Jair Bolsonaro (PSC) estão isolados em suas respectivas legendas. Um passo importante foi dado por Alckmin neste sábado, 18, durante churrasco em Capão Bonito, São Paulo, na fazenda do deputado federal Guilherme Mussi, presidente do diretório paulista do PP. Mussi comemorou o aniversário com grande festa que possibilitou mais um encontro entre o governador e o presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira (PI).


Eles já haviam conversado pessoalmente em agosto, quando Mussi promoveu um jantar em Brasília para o governador estreitar suas relações com a bancada federal da sigla, hoje uma das mais fortes do “Centrão”. Nas duas últimas eleições, o PP (futuro Progressistas), esteve em lado oposto ao PSDB, no palanque petista. Do meio do ano pra cá, o tucano intensificou a aproximação a partir de reuniões fora da agenda com lideranças locais e nacionais.

Adriano Nogueira

TAGS