PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Alerj retoma trabalhos sob ameaças na Justiça

2017-11-21 01:30:00

A Assembleia Legislativa do Rio volta ao trabalho hoje, 1º dia útil depois da votação que livrou da cadeia os deputados Jorge Picciani - presidente da casa -, Paulo Melo e Edson Albertassi, todos do PMDB. A Casa retoma suas atividades sob a incerteza quanto à validade da decisão tomada na sessão da última sexta e questionada na Justiça, tanto no âmbito estadual quanto no federal, por ações dos MPs do Rio e da União.


Os parlamentares ficaram presos cerca de 24 horas, em decorrência da Operação Cadeia Velha da Polícia Federal e do MPF. São acusados de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e recebimento de propina de empresas de transporte urbano. Na sexta, a Alerj revogou prisão dos políticos por 39 votos a 19,e os três foram soltos uma hora e meia após decisão, sem interveniência da Justiça. Ordem de soltura foi emitida diretamente pelo Legislativo.


A pedido do Ministério Público Federal, o TRF-2 deve analisar numa reunião de urgência o resultado da votação na Alerj. Para os procuradores, a Alerj só podia rever as prisões, e não os pedidos de afastamento das funções públicas dos deputados. Na sexta-feira, o MPF informou que entraria com pedido de afastamento cautelar dos três assim que chegasse ao TRF a decisão da Assembleia.Esta se ancorou na jurisprudência criada pelo STF ao transferir para o Senado o destino das medidas cautelares contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Adriano Nogueira

TAGS