PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Saiba quais são os prazos para eleitores e candidatos

2017-10-07 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

A um ano das eleições, eleitores e candidatos têm prazos diferentes para se manterem regularizados junto à Justiça Eleitoral.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga, com antecedência, o calendário para ano de eleição.


É preciso ficar atento para não perder a oportunidade de participar do pleito.

[FOTO2]

O Congresso Federal tem até hoje para fazer qualquer alteração nas eleições de 2018. Caso não ocorra nenhuma mudança, os prazos estabelecidos pelo calendário eleitoral do TSE serão rigorosamente cumpridos (veja quadro).


Isso quer dizer que o eleitor tem até o dia 9 de maio do ano que vem para regularizar qualquer situação junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O cadastro da biometria – quando o eleitor pode ser identificado a partir da impressão digital – também obedece a esse prazo.


Para os candidatos e partidos as datas são mais fracionadas. Entre 2 de outubro deste ano até 15 de agosto de 2018 existem prazos que determinam a mudança de domicílio eleitoral, para o tempo mínimo de filiação partidária, fechamento de alianças e escolha de quem vai disputar a eleição. Caso não cumpra as datas, os políticos postulantes a uma vaga podem ter suas candidaturas impugnadas.

Eumar Lima

TAGS