PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Psol escolhe Ailton Lopes pré-candidato ao Governo

2017-10-30 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O bancário Ailton Lopes foi escolhido por unanimidade no Psol como o nome para concorrer ao Palácio da Abolição na disputa de 2018. O pessolista concorreu em 2014 ao mesmo posto, terminando a disputa em 4° lugar, com 2,4% dos votos.


A escolha do partido ocorreu no 6º Congresso Estadual dos filiados da legenda no Ceará, realizado ontem no Sindicato dos Comerciários.

Foi decidido também que Lopes assumirá a presidência do partido no Estado para o biênio 2017-2019.

[QUOTE1]

Segundo a ainda presidente regional da sigla, Cecília Feitoza, o partido vai decidir em um segundo momento os nomes para o Senado e para as candidaturas proporcionais. “No Ceará vamos ter uma boa chapa. A gente vai ver como é a melhor forma, mas vamos trabalhar para manter o mandato estadual e discutir perspectiva para a composição de chapa estadual”, disse.


A candidatura de esquerda deverá se coligar com o PSTU e PCB, como ocorreu nas últimas eleições. A presidente afirma ainda a composição de aliança com os movimentos sociais, que vão além da formalização de alianças partidárias.


“A nossa perspectiva é dialogar com a frente esquerda socialista e fazer plenárias com os movimentos sociais”, disse Feitoza.


Ainda segundo a presidente, a legenda não fechou qual será a participação do deputado estadual Renato Roseno no processo eleitoral.


O nome mais importante da sigla no atual momento político estadual do partido pode buscar reeleição na Assembleia Legislativa do Ceará ou ainda disputar outros mandatos pelo partido, como Câmara dos Deputados ou Senado.


Candidatura


Ailton Lopes afirmou ao O POVO que a pré-candidatura surge pela necessidade de uma campanha “independente das oligarquias, da velha política, daqueles que sempre estiveram juntos” nos processos eleitorais.


A principal crítica para o ano que vem, segundo adianta, é a política como ela é. “Vamos discutir no sentido de recuperar a política como ato cotidiano e coletivo na luta por direitos, mostrando que a luta política não é feita só pelas elites econômicas, é feita, sobretudo, pela população, pela base, e não só de cima para baixo”, disse.


No Congresso, quase 200 delegadas e delegados participaram das decisões após terem sido eleitos em mais de 50 municípios do Estado. No evento, foram aprovadas resoluções sobre a conjuntura local e estadual, questões relacionadas ao feminismo, ao ecossocialismo, à luta da negritude, da juventude e da população LGBT, além do funcionamento interno. (Wagner Mendes - wagnermendes@opovo.com.br) 

 

Saiba mais


Candidato pela primeira vez em 2014 ao Executivo estadual, Ailton Lopes obteve mais de 102 mil votos, ficando em quarto lugar, com 2,40% dos votos válidos no Ceará.

 

Dois anos depois, Ailton concorreu à Câmara Municipal de Fortaleza.

Na época, conseguiu cerca de 12 mil votos, ficando em quinto lugar geral. Mas pelo coeficiente eleitoral, acabou não sendo eleito.


Lopes também foi derrotado na disputa pelo Sindicato dos Bancários, em 2015.

Adriano Nogueira

TAGS