PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Doria se enfraquece na disputa pela Presidência da República

2017-10-09 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1]

As viagens do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), para cacifar o nome como um dos presidenciáveis em 2018 acabaram desgastando a imagem e a gestão do tucano na cidade que o elegeu em primeiro turno no ano passado.

[SAIBAMAIS]

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada ontem no jornal Folha de S.Paulo aponta que 32% dos paulistanos avaliam o governo como ótimo ou bom. Esse índice no último levantamento, em junho, era de 41%. A amostra diz ainda que 40% consideram o governo regular e 26% dizem que a gestão é ruim ou péssima.

[FOTO2]

Para 77% dos eleitores de São Paulo, as viagens do tucano trazem benefícios apenas a ele, e não à Cidade. As andanças do prefeito pelo País trazem mais prejuízos ao município do que benefícios, é o que dizem 49% dos entrevistados pelo Instituto.


Questionado pelo resultado da pesquisa, o prefeito apontou como justificativa pela má avaliação o “rombo” de R$ 7,5 bilhões nos cofres do município “deixados” pela gestão do antecessor, Fernando Haddad, do PT. “Estamos fazendo uma política responsável de controle das despesas. É duro fazer gestão pública sem recursos”, disse.


Doria foi evasivo ao ser questionado sobre uma possível candidatura, em sucessão a Michel Temer (PMDB), ao Palácio do Planalto no ano que vem.


“Não me apresento (nas viagens) como candidato à presidência da República, me apresento como prefeito. Quem apresenta o meu nome são as pesquisas. Eu não me apresento como tal, o dia de amanhã cabe ao amanhã. Não sou vidente para prever o dia de amanhã”, respondeu.

 

PSDB


O levantamento trouxe outro índice que pode travar ainda mais uma disputa interna no PSDB sobre o nome que deve sair pelo partido na disputa pela Presidência da República.


Mesmo com intensas viagens pelo País, recheadas de encontros com lideranças políticas e empresários, o nome de Doria não tem se desligado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), no cenário nacional.


Amostra divulgada no dia 1° de outubro deste ano, pelo mesmo Instituto, aponta os dois tucanos com 8% das intenções de voto. O levantamento divulgado ontem mostra que, na cidade de São Paulo, ninho político de ambos, o governador leva vantagem na preferência do eleitorado.


Enquanto 45% querem Alckmin como candidato à Presidência, apenas 31% optam por votar no prefeito no ano que vem. Na mesma pesquisa, o governador aparece com 31% de avaliação ótima ou boa na gestão estadual. Apesar da semelhança na aprovação, Alckmin vem em ascensão. Em junho, esse índice era de 27%. (Wagner Mendes - wagnermendes@opovo.com.br)

Adriano Nogueira

TAGS