PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Barata acusa MP de omitir deputado

2017-10-16 01:30:00

O empresário Jacob Barata Filho, conhecido como o “Rei do Ônibus”, acusa a força-tarefa da Lava Jato no Rio de omitir suposta participação do deputado Julio Lopes (PP-RJ) na investigação sobre o setor de transportes fluminense para manter o caso sob sua guarda e competência. Detentor de foro privilegiado, o deputado só pode ter conduta apurada perante o Supremo Tribunal Federal.


Em resposta a uma das duas denúncias do Ministério Público Federal contra o empresário, aceita pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal, do Rio, a defesa de Barata Filho requereu anulação do recebimento da acusação formal “com a imediata remessa da investigação” para o STF.


O empresário é acusado pelos crimes de corrupção ativa, lavagem de dinheiro, operação desautorizada de instituição financeira, manutenção de contabilidade paralela de instituição financeira e organização criminosa.


De acordo com o procurador regional da República, José Augusto Vagos, da força-tarefa da Lava Jato no Rio, os “desmembramentos devidos” já foram realizados. “A origem da Operação Ponto Final é um acordo de colaboração homologado no STJ (Superior Tribunal de Justiça), que fez os desmembramentos devidos, separando para processamento nas instâncias competentes quem tinha e quem não tinha foro”, diz Vagos, em nota. (das agências)

Adriano Nogueira

TAGS