PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

A proposta de uma nova esquerda para o País em crise

2017-10-09 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Em meio a uma crise política sem precedentes e o crescimento do discurso conservador e reacionário no País, a esquerda vai buscar se renovar, rediscutir um programa para o País e fazer uma autocrítica. A proposta do Vamos! é somar forças do campo democrático e oferecer um conjunto de propostas de desenvolvimento social.


No último sábado, 7, na Praça da Gentilândia, no Benfica, em Fortaleza, reuniram-se diversas lideranças da esquerda e movimentos sociais para discutir a democratização da comunicação e da cultura. O objetivo é construir um programa estruturado em vários eixos.


“A direita tem a saída que é a retirada de direitos. A esquerda tem que fazer uma autocrítica, nós temos que ampliar o nosso discurso. O Vamos! é a tentativa de fazer um novo programa radical para o País, com saídas populares para a crise”, disse um dos interlocutores do movimento no Ceará, Fábio Rodrigues.


O movimento nacional faz debates há quase dois meses. Em Fortaleza, o quarto encontro ocorre no próximo sábado, 14, discutindo a democratização dos territórios e do meio ambiente. De acordo com organizadores, ao final do ciclo de discussões, o acúmulo de ideias será disponibilizado de forma transparente e aberta não apenas no período eleitoral, mas de forma continuada.


Além de Fortaleza, está sendo realizado debate entre setembro e outubro em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre.


Cada cidade organiza uma chamada “roda de debate”. Ao fim, um relatório é construído pela comissão de sistematização.


Participando das discussões no Ceará, o membro da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, disse que o objetivo é unir as esquerdas nos seus mais diversos pensamentos.


“Aqui está se reunindo setores diversificados da esquerda, representatividade ampla de matizes políticas diferentes, setores e pautas diferentes. Há uma diversidade de representação”, disse ao O POVO.


Programa


O “Vamos! Sem medo de mudar o Brasil” é uma iniciativa da Frente Povo Sem Medo que se propõe a dar contribuições para mudar o Brasil. A linha de discussões envolve a democratização dos territórios, do meio ambiente, da economia, do poder, da política, comunicação, cultura, saúde e educação.


Presencialmente, os encontros são feitos com especialistas de cada um dos eixos para provocar a discussão e pactuar consensos.


No âmbito online, um texto-manifesto orientará a discussão dos eixos e cada cidadão poderá participar levantando propostas e interagindo com as já existentes, o que criará um processo ativo de participação social. (Wagner Mendes)

 

Serviço 

 

Encontro do Vamos!

Quando: sábado, 14.

Onde: Praça da Gentilândia.

Tema: Democratização dos territórios e meio ambiente

Site: http://vamosmudar.org.br

Adriano Nogueira

TAGS