PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Substituto de Mariz assume defesa de presidente

2017-09-23 01:30:00

O criminalista Eduardo Pizarro Carnelós, de 55 anos, assumiu oficialmente ontem a defesa de Michel Temer no momento em que o presidente é alvo de uma segunda denúncia da Procuradoria-Geral da República, agora por organização criminosa e obstrução da Justiça.


Carnelós substitui o advogado Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, que renunciou à defesa do presidente alegando "conflito ético". Mariz já defendeu o corretor Lúcio Funaro, delator que relaciona Temer a supostos esquemas de corrupção e enriquecimento ilícito.


A troca de advogados já havia sido decidida há uma semana, em um encontro em São Paulo na casa de Temer, quando o presidente e Carnelós foram apresentados.


Mas ela só foi confirmada ontem após o presidente reunir-se com Mariz no escritório do criminalista. Carnelós também estava presente no encontro.


Amigo e conselheiro do presidente há mais de 40 anos, Mariz teve papel central na vitória de Temer em agosto, quando barrou a primeira denúncia do então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na Câmara - neste caso, a acusação era de corrupção passiva. Agora, no entanto, a situação é diferente, já que as informações relatadas na delação do corretor Funaro são peça importante nesta nova denúncia.


Naquele primeiro encontro, na semana passada, ficou ajustado preliminarmente que Carnelós assumiria a defesa do presidente, o que ficaria condicionado à remessa ou não à Câmara da segunda denúncia de Janot. Na noite de quinta-feira, 21, a Casa recebeu a denúncia, após os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidirem, por 10 votos a 1, rejeitar questão de ordem da defesa do presidente, ainda sob tutela de Mariz, sob a alegação de que o então procurador-geral incluiu na acusação fatos anteriores ao mandato de Temer na Presidência.

 

Adriano Nogueira

TAGS