PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Ministro aciona bombeamento em trecho que beneficia Ceará

2017-09-11 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, vistoria, hoje, o andamento das obras da primeira etapa (1N) do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que passam pelos estados do Ceará e de Pernambuco. O cearense Eunício Oliveira (PMDB), presidente do Senado Federal, confirmou ontem que o acompanhará na programação, que prevê o acionamento da primeira estação de bombeamento “EBI-1” do Eixo Norte.


Após inspecionar o funcionamento dos equipamentos hidromecânicos e elétricos da estação (EBI-1), o ministro, o senador e o grupo que o acompanhará na região, verificará a chegada da água ao reservatório Tucutu - primeiro do eixo - que fica situado após sete quilômetros da EBI-1. No local, serão abertas as comportas desse açude para que as águas possam avançar os canais até o reservatório Terra Nova, completando 45 quilômetros com água no Eixo Norte.


A obra, iniciada ainda no governo petista de Luiz Inácio Lula da Silva, é objeto de constante disputa política. A obra, inclusive, esteve semiparalisada por um tempo, devido à falta de recursos. Além disso, problemas de ordem jurídica também eram apresentados como dificultares dos trabalhos.

[QUOTE1]

Nesse ponto é que Eunício Oliveira ressalta, como aliado de Temer e como presidente do Senado, o papel que diz ter exercido para a retomada da obra de transposição. Apesar dos problemas orçamentários, ele garante ter articulado com o Planalto e junto à equipe econômica para que fosse liberada a verba de R$ 516 milhões que teria sido atingida pelas medidas de contingenciamento.


Os trabalhos no trecho que beneficia o Ceará estiveram paralisados por cerca de um ano, desde que a empresa responsável alegou incapacidade técnica de continuar. Uma liminar do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), de abril deste ano, impediam a retomada, autorizada em junho pela presidente do STF, ministra Carmém Lúcia.


Projeção

A expectativa é de que, quando concluído, o Eixo Norte da Transposição beneficie 7,1 milhões de pessoas de 223 cidades, incluindo a Região Metropolitana de Fortaleza. A previsão é de que a água do Rio São Francisco chegue ao Ceará no primeiro trimestre de 2018 e à capital do estado até o fim do segundo trimestre.

 

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, as etapas 2N e 3N estão com 99,5% e 98,40% de execução respectivamente.


LEIA MAIS NO ESPECIAL “AS ÁGUAS DE FRANCISCO”

 

 

Saiba mais

O PT reivindica paternidade da obra e, inclusive, promoveu um grande ato político em março para uma espécie de “inauguração popular”. Estavam lá os ex-presidentes Luiz Inácio Lula e Dilma Rousseff, em cujas gestões a transposição começou e avançou. O evento, marcado por uma grande participação popular, aconteceu no município paraibano de Monteiro.

 

O projeto de integração do São Francisco teve, até abril de 2016, R$ 7,95 bilhões executados com dinheiro do Orçamento da União. Isso significa que 86,3% da obra estavam concluídos quando o PT foi afastado do poder.

 

Adriano Nogueira

TAGS