PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

"Foi covardia", afirma Joesley sobre rescisão de acordo de colaboração

2017-09-16 01:30:00

O empresário Joesley Batista classificou como “covardia” a rescisão de seu acordo de colaboração premiada determinada na quinta-feira, 14, pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A declaração foi dada durante a audiência de custódia realizada ontem, na Justiça Federal de São Paulo, que manteve a prisão preventiva do empresário dono do grupo J&F. Ele e seu irmão Wesley, que também está preso, são alvos da Operação Acerto de Contas, 2.ª fase da Operação Tendão de Aquiles, que investiga se a J&F fez uso de informações privilegiadas para lucrar no mercado financeiro. Ainda ontem, o Tribunal Regional Federal da 3.ª região negou habeas corpus aos dois. A defesa recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).


“Foi covardia (do procurador-geral da República, Rodrigo Janot) depois de tudo o que fizemos”, disse Joesley. “Estou pagando por ter delatado os donos do poder. Fui mexer com os donos do poder e estou aqui agora”, afirmou o empresário à juíza Tais Ferracini, da 6.ª Vara Criminal de São Paulo.


Na quinta, quando apresentou a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, Janot também notificou o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, que estava rescindindo o contrato de delação premiada com dos representantes da J&F. A medida ainda precisa ser homologada pelo Supremo.


Desde o último domingo, Joesley e Ricardo Saud, delator e executivo da J&F, estavam presos em Brasília. O empresário deveria passar a noite na sede da Polícia Federal em São Paulo. Já Saud poderá ser transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.


J&F depois da Procuradoria-Geral de República ter acesso a áudios onde Saud e Joesley falam sobre a atuação do ex-procurador da República Marcello Miller na confecção dos acordos de delação dos dois quando ainda era membro da PGR. Os três negam terem cometidos qualquer irregularidade.

Agência Estado

Adriano Nogueira

TAGS