PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Eunício "dribla" Camilo e assina reinício de obra

2017-09-22 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1] 

Ao lado do ministro Helder Barbalho (Integração Nacional), o senador Eunício Oliveira (PMDB) participa hoje da assinatura da ordem de serviço da barragem Lago de Fronteiras, em Crateús. Realizado durante viagem de Camilo Santana (PT) à China, evento acaba “driblando” o governador, que vinha cobrando que a União repassasse ao Ceará a prerrogativa das obras.


Construção da Lago de Fronteiras é “queda de braço” entre gestão Camilo Santana e o governo Michel Temer em Brasília. Em julho deste ano, o governador enviou ofício ao governo federal cobrando a transferência da obra para o Estado. A ideia era que as obras, paralisadas há anos, fossem transferidas para a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH).


Eunício, porém, assumiu a Presidência da República – em decorrência de viagem de Temer – e assinou decreto destinando recursos para desapropriações necessárias para o início das obras. “Além de decretar a desapropriação das terras, ele (Eunício) determinou prioridade ao Dnocs para a realização da obra”, diz equipe do senador cearense.


Tocada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), a construção é orçada em R$ 294,4 milhões e está parada desde 2014, quando foi realizada licitação para as obras. Segundo o Ministério da Integração Nacional, a barragem terá capacidade de 488 milhões de m³ de água e deve beneficiar diretamente cerca de 200 mil pessoas.


“Embate de influência”

O evento ocorre em meio a especulações sobre possível reaproximação entre Camilo e Eunício no Estado. Nos discursos oficiais, aliados de ambos os lados têm defendido a volta da parceria como forma de “garantir recursos federais para o Ceará”. A medida, portanto, acaba tomando ares de mostra de força do senador.

 

“Foi preciso que assumisse a Presidência da República um cearense sofrido, nascido em uma pequena cidade do Interior e que compreende as dificuldades da luta do povo nordestino para que esse sonho de 28 anos venha a se concretizar”, disse Eunício em nota divulgada pela sua assessoria – em mensagem cifrada ao governador do Estado.


Após dias de negociações com negociadores chineses, Camilo Santana deve voltar ao Ceará apenas na noite de hoje.


O POVO apurou que a realização do evento hoje causou “surpresa” no Palácio da Abolição, que não deve enviar representante para a cerimônia.

 

Saiba mais


Manhã de 7 de julho: Camilo Santana envia ofício ao governo federal requisitando a transferência das obras da barragem Fronteiras, paradas há vários anos, para a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará.


Tarde de 7 de julho: Sem responder ao pedido de governo, Eunício Oliveira assume interinamente a Presidência e assina decreto destinando recursos para ações necessárias para a obra.

 

Carlos Mazza

TAGS