PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

De olho em 2018, Capitão Wagner lança cooperativa habitacional

2017-09-16 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Promessa de campanha nas eleições de 2016, deputado estadual Capitão Wagner (PR) inicia hoje cooperativa para construção de casas para profissionais de segurança pública e servidores públicos. Projeto representa passos para campanha em 2018, avaliam especialistas.


Pré-candidato ao Governo do Estado, a figura de Wagner é central no projeto, com o qual se identifica como “fundador”. Em vídeo promocional, o deputado afirma que a ideia de cooperativas habitacionais tem como objetivo “realizar o sonho da casa própria” de associados.


“Mas como pessoas que não se conhecem formam uma cooperativa? É nessa hora que entra o Capitão Wagner, ajudando em todo o processo”, diz o parlamentar, afirmando que será função “do Capitão Wagner” identificar terrenos “com potencial para acomodar os empreendimentos” e “fazer pesquisa de interesse”.


Figura ao lado de Capitão Wagner também como um dos “cinco líderes da cooperativa” o vereador soldado Noélio (PR), também policial militar. Segundo eles, a cooperativa “não tem objetivo de lucro nenhum”, apenas “objetivo social”.


Professora de Direito eleitoral da Universidade Federal do Ceará (UFC), Raquel Machado explica que a lei “abrandou muito a ideia de campanha eleitoral” na última reforma, e não há impedimento para a iniciativa.


“Ele está só se promovendo. Mas o problema é querer personalizar (a cooperativa). Quem está fazendo tudo não é ele. Ele desvirtua a ação do conjunto”, diz Raquel.


Percepção similar tem Emanuel Capistrano, presidente da Cooperativa da Construção Civil do Estado do Ceará (Coopercon-CE). Para ele, a ideia é viável e pode trazer benefícios, mas “numa cooperativa todo mundo é igual”. “Tem que dar direito total a todos os cooperadores”, une.


Há de se averiguar, porém, como a negociação será feita, de acordo com Cristiane Britto, vice-presidente da comissão eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Brasília (OAB-DF): não pode haver pressão para voto nas próximas eleições, como troca de favor.


“Dependendo das condutas, ele (Capitão Wagner) poderá ser inserido de alguma forma no artigo 41-A da lei e ter o registro cassado”, avalia. Para tanto, lembra que o associado deve pedir um seguro no momento de filiação.


Para o doutor em Ciência Política pela USP, Josênio Parente, trata-se de “tentativa de se cacifar para 2018”. “Fortalecer esse projeto. O político sempre pensa no poder. 2018 já começou”, diz.


A reportagem tentou entrar em contato com os parlamentares por dois dias, sem retorno de pedido de esclarecimento feito à assessoria.

 

Saiba mais

 

Promessa de campanha em 2016

Durante campanha eleitoral para a Prefeitura de Fortaleza em 2016, áudio que circulou pela Internet mostrou Wagner prometendo a policiais militares que, se eleito, o Paço Municipal iria “ceder um terreno” para que “associações construam casa a preço de custo”. “E aí passam para vocês”, continuou. À época, o deputado disse não ver problema na ideia, que era “barganha para o bem da sociedade”, não para benefício próprio.

 

Daniel Duarte

TAGS