PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Vem Pra Rua faz atos contra Lula e Gilmar Mendes

2017-08-28 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

 

O movimento Vem Pra Rua realizou no fim da manhã de ontem, em Brasília, um ato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e em defesa da renovação política. Com a ajuda de voluntários, o movimento escreveu a frase “Lula na cadeia” no gramado em frente ao Congresso Nacional. Juntas, as pessoas formaram cada uma das letras da frase no gramado.

 

De acordo com a organização, cerca de 360 pessoas participaram do ato. A Polícia Militar, no entanto, calculou a presença de 200 pessoas. Além da frase, os organizadores fizeram no local um cemitério com cruzes, com os nomes de vários políticos, como Lula e o senador Renan Calheiros (PMDB-AL).


O Vem Pra Rua informou que o ato tinha como objetivo “deixar claro a vontade do povo brasileiro pelo fim da impunidade, com a prisão de todos os corruptos condenados, e a favor da renovação política em 2018”. Durante o ato, o cientista social venezuelano Roderick Navarro, do movimento de direita Rumbo Libertad, de Caracas, também discursou contra o presidente Nicolás Maduro. Ele está no Brasil para denunciar o atual governo da Venezuela.


No Rio, manifestantes do Vem Pra Rua fizeram um ato na orla da Praia de Copacabana. Vestidos de amarelo e verde e com bandeiras do Brasil, eles protestaram principalmente contra o ministro do STF, Gilmar Mendes, que soltou envolvidos na Lava Jato do Rio. Eles gritaram “Fora, Gilmar” e também pediram mais celeridade da presidente do STF, Cármen Lúcia, para julgar os pedidos de suspeição de Mendes. Alguns também levaram bonecos do juiz federal Sergio Moro e usaram camisas com fotos dos procuradores da Lava Jato.


O protesto, que recebeu o nome de “Circuito dos Corruptos”, percorreu as ruas onde ficam a casa da ex-presidente Dilma, em Copacabana, de Aécio Neves, em Ipanema, do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), no Leblon, e do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), no mesmo bairro. Manifestante ainda discutiram com apoiadores de Dilma Rousseff, que estavam em frente a casa da ex-presidente. Um grupo de cerca de 20 pessoas com bandeiras esperava a manifestação do Vem Pra Rua passar no local.


Policiais fizeram um cerco para separar os dois grupos e evitar confronto físico. Mesmo assim, houve muita discussão. Organizadores chegaram a acelerar o protesto e pediram calma aos participantes. “Vamos para a casa do Aécio agora, que nós não temos bandidos de estimação”, um dos manifestantes disse ao microfone. Os apoiadores de Dilma responderam que os manifestantes “não gostavam de pobre”. 

 

AE

Adriano Nogueira

TAGS