PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Justiça abre ação penal contra Geddel

2017-08-23 01:30:00

O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal em Brasília, aceitou ontem denúncia contra o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) por obstrução da Justiça. Com isso, o peemedebista passa à condição de réu por ter, supostamente, atuado para evitar a delação premiada do corretor Lúcio Funaro.


Geddel foi ministro da Integração Nacional no governo Luiz Inácio Lula da Silva e ministro-chefe da Secretaria de Governo na gestão de Michel Temer.


Na decisão, o juiz justificou que a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) "descreve de modo claro e objetivo fatos delituosos imputados a Geddel".

O MPF sustenta que o ex-ministro atuou contra Funaro para evitar sua implicação em supostos crimes de corrupção na Caixa.

A delação do corretor foi fechada ontem.


Segundo o MPF, após a prisão de Funaro, Geddel monitorou e constrangeu a mulher do corretor, Raquel Pitta, com a intenção de "influenciá-lo" a não colaborar com as investigações referentes às Operações Cui Bono? e Sépsis, que tratam de desvios na Caixa.


A Procuradoria relatou que o ex-ministro, que até então não mantinha contato com a mulher de Funaro, passou a fazer insistentes ligações para ela, especialmente às sextas-feiras, dia em que ela visitava o marido na prisão.

Adriano Nogueira

TAGS