PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Em Fortaleza, João Doria reforça discurso anti-Lula

2017-08-19 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1] 

O prefeito de São Paulo João Doria Jr (PSDB) lançou mais uma onda de ataques contra ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva. Em fala no Fórum Empresarial ontem em Fortaleza, ele chamou Lula de “preguiçoso”, “sem vergonha” e “corrupto”. O gestor tucano tem mantido discursos anti-petistas e feito do líder do partido uma espécie de antagonista.

“Vou mandar um recadinho para o ex-presidente Lula: você, além de sem vergonha, preguiçoso, corrupto e covarde, declarou que o João Doria não deveria viajar, mas administrar a cidade de São Paulo. Lula, além de tudo talvez você não saiba ler. Você é inexpressivo. Na primeira avaliação (da gestão) eu fechei com 70% de aprovação, enquanto o seu prefeito Fernando Haddad fechou com 15%”, disse o tucano em tom exaltado.


Segundo Doria, o comentário foi uma resposta a críticas de Lula . “O Lula me atacou e disse que é o Messi. Pois então Lula, eu te digo que eu prefiro ser o Neymar, que é brasileiro e negro, Lula. Essa é a minha escolha”, quando o petista se comparou ao jogador no cenário político.


Os dois cumprem agenda em estados do Nordeste, disputam atenção e se atacam por meia da mídia. Em entrevista ao vivo ao perfil do O POVO Online no Facebook, Doria citou mais algumas vezes falhas e apontou que a culpa de todos os problemas de São Paulo e do Brasil eram resultado dos governos do PT.

[SAIBAMAIS]

Aliança com Temer

O prefeito de São Paulo faz parte da ala tucana que defende a permanência do PSDB no governo do presidente Michel Temer (PMDB), que está sob investigação por corrupção. Questionado sobre as acusações que faz ao PT quando está aliado a outro partido supostamente envolvido em escândalos, ele responde:

 

“Não há críticas para um (Lula) e atenuantes para outros. Até um bandido como o Luiz Inácio Lula da Silva tem direito à ampla defesa”.


O prefeito também rebateu as críticas às suas viagens pelo Norte e Nordeste nas últimas semanas, dizendo que trabalhava, no mínimo, 16 horas por dia, “mais do que qualquer petista que esteve na Prefeitura de São Paulo”.


Doria justificou ainda a ausência ao dizer que, com a tecnologia, é possível fazer uma gestão remotamente, por meio da Internet. Ele comparou a cidade a uma empresa ao dizer que CEOs se ausentam e as companhias continuam em pleno funcionamento.“Nossa maneira de gerir não é autoritária, centralizada. Esse é o jeito petista”, afirmou.


O prefeito nega que as viagens tenham sido uma forma de pré-campanha. Ele diz que não se apresenta como candidato e que não tem intenção de disputar as prévias do PSDB contra colegas tucanos.

 

Bastidores


Após desembarcar no aeroporto de Fortaleza, o prefeito de São Paulo, João Doria Jr., seguiu para encontro no escritório do senador Tasso Jereissati, na Torre Empresarial Iguatemi. Os dois estiveram juntos por pouco mais de uma hora.


O prefeito João Doria foi saudado com letreiro com seu nome no salão Mar do La Maison Buffet. Ele veio no carro de Tasso, em que o senador dirigia. Ao chegar foi recebido pela imprensa, mas seguiu o combinado, de não dar entrevistas em um primeiro momento, e ignorou os repórteres. Ele falou após o fim do evento Fórum Empresarial. Não houve manifestações no entorno.


O formato da palestra do prefeito foi diferente do que se vê na maioria dos políticos. Ele seguiu estilo empresarial e de marketing, circulando por algumas das mesas do salão. Por fim, adotou o discurso mais político com exaltação
na voz.


No Grupo de Comunicação O POVO, Doria passou mais uma hora. Ele conversou com gestores da empresa e esteve com a presidente Luciana Dummar. Os dois tiveram conversa durante um café na sede no grupo.


Manifestantes se agruparam no entorno da Avenida Aguanambi, onde estava João Doria, com cartazes. Eles protestavam contra a presença do prefeito de São Paulo. A maioria dos manifestantes era de trabalhadores ligados a movimentos sindicais.


Ao vivo, o prefeito João Doria participou de entrevista com o editor de Conjuntura Ítalo Coriolano. O vídeo, de cerca de 15 minutos, está disponível no Facebook do O POVO Online.

 

Saiba mais


Defesa de Tasso

Apesar de tentar se manter neutro em temas relacionados ao partido, o prefeito João Doria elogiou a gestão de Tasso Jereissati como presidente interino do PSDB e disse apoiá-lo. 

 

Secretário tucano

O secretário do Planejamento do Ceará, Maia Júnior, subiu ao palco do evento em que Doria discursava, Fórum Empresarial, para defender Tasso, que tem sido rechaçado por colegas tucanos após peça publicitária do PSDB. “Diga ao vosso partido em São Paulo, (Doria) a essa república ‘café com leite’, que o Ceará tem muita honra de ter Tasso como filho. Tasso representa o Brasil,contra a velharia da política perpetuada, esse caminho errado que o país não aguenta mais”, disse. Em seguida se dirigiu a Tasso e manifestou apoio ao senador.

 

Isabel Filgueiras

TAGS