PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Penas de Moro são brandas para gravidade dos fatos, diz Dellagnol

2017-07-21 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, o procurador da República Deltan Dellagnol disse que as penas do juiz Sergio Moro são “brandas para a gravidade dos fatos”. Em visita a Fortaleza, ele afirmou ainda que o Ministério Público vai pedir aumento da pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado a 9 anos e meio de prisão.


O procurador lembra que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, para onde vão os processos julgados em Curitiba em 1ª instância, costuma ser mais severo que Moro. “O que nós vimos em vários casos é que o Tribunal tem sistematicamente ampliado as penas aplicadas pelo juiz Sergio Moro. As penas do juiz Sergio Moro têm sido brandas para a gravidade dos fatos que estão sobre consideração”, disse.


Dellagnol afirmou que a Procuradoria irá recorrer em todas as instâncias e irá pedir ainda o aumento da pena de vários réus da Lava Jato, entre eles, o ex-presidente. “O Ministério Público Federal pede a adequação da sentença que condenou o ex-presidente Lula e outras pessoas que foram condenados com ele. Os pontos que nós recorreremos estão em análise, estão em estudo. Mas entre eles seguramente estará a ampliação das penas”, completou.


Após críticas ao fim da força-tarefa da Polícia Federal em Curitiba, Dellagnol evitou polêmicas quanto ao corte no orçamento do Ministério Público para a operação. Ele disse acreditar que a nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que assume o cargo depois de Rodrigo Janot, em setembro, deverá manter a força da Lava Jato. “Sempre que solicitamos, fomos atendidos”, disse.


De férias com a família, o procurador passa alguns dias no Ceará, onde participou ontem de palestra na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em parceria com a Centro Industrial do Ceará (CIC).


“Infelizmente, a Lava Jato não vai mudar o País sozinha. Pode ser um começo, tira as maçãs podres. Mas não adianta nada se não mudarem as condições que fazem as maçãs apodrecerem”, disse, em tom motivacional.

 

Isabel Filgueiras

TAGS