PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Lula defende fundo para financiar eleições

2017-07-25 01:30:00

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem a criação do fundo público eleitoral, em discussão na Câmara. "Se os políticos não tiverem coragem de mudar a legislação eleitoral, de criar um fundo de financiamento de campanha para que não fiquem mais dependentes de empresário, o Brasil não vai ter jeito", afirmou.


Na proposta apresentada pelo relator da reforma política na Câmara, deputado Vicente Cândido (PT-SP), o valor do fundo em 2018 deve ser vinculado à receita corrente líquida dos 12 meses encerrados em junho do ano anterior. Pelas contas dos consultores da Casa, o montante ficaria em torno de R$ 3,65 bilhões para financiar as campanhas.


Em 2015, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a inconstitucionalidade do financiamento de pessoas jurídicas a partidos e candidatos.


Na entrevista à Rádio Tiradentes do Amazonas, transmitida ao vivo pela página do Facebook do petista, Lula também disse que a palavra "propina" foi "inventada" por empresários e pelo Ministério Público para "tentarem culpar os políticos". Segundo o ex-presidente, todos os políticos, "desde que foi proclamada a República", sempre usaram doações empresariais nas campanhas.


"A palavra propina foi inventada pelos empresários para tentar culpar os políticos. Ou pelo Ministério Público. Por tudo o que leio na imprensa, todas as campanhas do Brasil sempre foram feitas (com financiamento de empresas)."

Adriano Nogueira

TAGS