PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Governo prevê vitória em votação no Senado

2017-07-11 01:30:00

O governo espera aprovar hoje, no plenário do Senado, o projeto que trata da reforma trabalhista com uma margem de ao menos sete votos.

A votação será o maior teste de força do presidente Michel Temer, que tem nas reformas o seu principal argumento para se manter no cargo e superar a grave crise política que enfrenta.


A expectativa do líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), é conseguir ao menos 48 votos favoráveis à proposta, mais até do que o requerimento de urgência para a proposta, aprovado na semana passada por 46 votos a 19.


Há uma semana, a conta do Planalto era menos otimista e dava como certo o aval de 42 dos 81 senadores.


Diferentemente da reforma da Previdência, a trabalhista é considerada mais fácil de ser aprovada, por precisar de maioria simples no plenário - a da Previdência exige três quartos. Para a votação acontecer, é necessário um quórum mínimo de 41 senadores no plenário.


O projeto de reforma traz uma grande mudança nas regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que regem hoje as relações entre patrões e empregados.


Uma das principais mudanças é dar mais força aos acordos fechados diretamente entre as partes, que passariam a ter prevalência sobre a própria legislação.


Falta apenas uma votação no Senado para o projeto seguir para a sanção do presidente Michel Temer. (Agência Estado)

Adriano Nogueira

TAGS