PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Aos 76 anos, morre Marco Aurélio Garcia

2017-07-21 01:30:00

Ex-assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais de Lula e Dilma Rousseff, Marco Aurélio Garcia morreu, ontem, aos 76 anos, de um ataque fulminante. Fundador do PT e ex-presidente da sigla, ele foi um dos principais formuladores da política externa durante a gestão da presidente cassada. Garcia, que nasceu em Porto Alegre no dia 22 de junho de 1941, era professor aposentado do Departamento de História da Unicamp.


No PT, foi vice-presidente entre 2005 e 2010, chegando a assumir temporariamente a presidência em 2006, após afastamento de Ricardo Berzoini. Garcia também foi secretário de Relações Internacionais do partido, em 1990, e foi um dos organizadores e fundadores do Foro de São Paulo, que reúne representantes da esquerda da América Latina e Caribe.


A presidente cassada, que disse ter estado com Garcia há três semanas, chamou-o de “amigo querido”. A petista afirmou ser um “dia de dor para todos nós, que compartilhamos com ele seus muitos sonhos, histórias e lutas”.


“Vai fazer muita falta no PT”, disse a presidente nacional da legenda, senadora Gleisi Hoffmann. “Era uma pessoa muito presente. Nos ajudava muito com suas avaliações, principalmente na área internacional”. O ex-presidente do PT Rui Falcão também lamentou a morte do amigo. “Mais uma notícia terrível, companheiros. Não consigo imaginar nenhuma palavra para consolá-los”. (AE)

 

Adriano Nogueira

TAGS