PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Perícia da PF não aponta edição em áudio gravado por Joesley Batista

2017-06-24 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1] 

Após quase um mês de perícia, o laudo da Polícia Federal concluiu ontem que o áudio gravado pelo empresário Joesley Batista com o presidente Michel Temer (PMDB) não contém edição. O resultado da análise da PF desconstrói o discurso do Palácio do Planalto que se baseava em possíveis irregularidades na gravação para manter o governo vivo entre aliados.

[SAIBAMAIS] 

Desde que veio à tona, o áudio foi analisado por diversos peritos. Um deles, Ricardo Molina, contratado pelo Planalto, afirmou que o material apresentava “inúmeras descontinuidades, mascaramentos por ruído, longos trechos ininteligíveis ou de inteligibilidade duvidosa”.


O governo chegou a entrar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão da investigação de corrupção passiva, obstrução de justiça e organização criminosa enquanto não houvesse perícia na gravação, mas acabou recuando após perícia contratada pelo presidente apontar, segundo a defesa, “70 pontos de obscuridade”.


O resultado da análise do áudio sai após uma semana conturbada para Michel Temer. Após uma viagem com diversas saias justas, tanto na Rússia quanto na Noruega, o peemedebista enfrentou uma derrota na votação da reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) no Senado. Aliados votaram contra o governo e acusaram o presidente de usar a máquina para balcão de negócios.


Apesar de a gravação de um dos donos da JBS não ser uma novidade, a conclusão da perícia surge como um fato novo principalmente para o PSDB, que aguardava o resultado da análise para reavaliar a continuidade na base do governo. O discurso dos tucanos é de reavaliação diária aguardando “fatos novos” para novas deliberações.


Denúncia

A perícia é a última parte da conclusão do inquérito da PF que investiga Temer por diversos crimes identificados na gravação do empresário Joesley. A expectativa é que todo o processo seja encaminhado ao STF na próxima segunda-feira, 26. A PF já havia enviado a primeira parte das investigações em que aponta indícios de que o peemedebista cometeu crimes de corrupção. A segunda parte do inquérito, que aguardava a análise da gravação, vai apontar se houve obstrução de justiça.

 

Caso a Procuradoria Geral da República decida apresentar a denúncia contra Temer, a Câmara deverá autorizar a investigação do gestor, que se torna réu e é, automaticamente, afastado das atividades de presidente. Com um possível desembarque do PSDB da base, a garantia de vitória na Câmara em caso de denúncia fica comprometida.

 

Entenda o caso


17/05/17. O colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, publica uma reportagem apontando áudio gravado pelo empresário Joesley Batista em que o presidente Michel Temer dá aval para que um dos donos da JBS pague o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB).


18/05/17. O áudio é revelado. O empresário conversa com o presidente por cerca de 40 minutos. O encontro se dá no Palácio do Jaburu, tarde da noite. Ainda no mesmo dia, fotos são divulgadas em que se comprova nomes ligados ao senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) recebendo R$ 2 milhões, que segundo Batista se tratava de propina. Temer diz em pronunciamento: “Não renunciarei!”


18/05/17. Por decisão do ministro Edson Fachin, relator da denúncia no STFl, o senador Aécio Neves (PSDB) é afastado das funções no Senado.


20/05/17. Após a divulgação dos áudios, o PSB deixa a base do governo. O partido entrega os cargos e passa a integrar a oposição no Congresso Nacional.

 

21/05/17. A polícia Federal inicia perícia que objetiva analisar a gravação feita por Joesley Batista com o presidente Michel Temer (PMDB).


17/06/17. O empresário Joesley Batista concede entrevista para a revista Época e reafirma as denúncias que fez na delação premiada à Procuradoria Geral da República (PGR). Na publicação, o empresário diz que Temer chefia uma organização criminosa na Câmara dos Deputados e que toda a relação com os parlamentares são sob achaque da parte deles.


19/06/17. A defesa do presidente Michel Temer (PMDB) entra com ação contra o empresário Joesley Batista por calúnia e difamação por causa da entrevista concedida no dia anterior.


20/06/17. A Polícia Federal conclui primeira parte do inquérito contra o presidente e conclui que Temer cometeu atos de corrupção.


23/06/17. Perícia da Polícia Federal concluir que o áudio gravado por Joesley não contém edição.

 

26/06/17. A Polícia Federal deverá entregar o inquérito completo contra Temer já que a perícia do áudio foi concluída.

 

Wagner Mendes

TAGS