Participamos do

Moro pode superar mensalão em condenações

01:30 | Jun. 26, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia


O juiz Sergio Moro, responsável pela primeira instância da Lava Jato, poderá, ainda em 2017, superar o escândalo do mensalão em condenações de políticos. As sentenças de Moro na operação que tem como base o esquema de corrupção na Petrobras já ultrapassam, em número de anos, as penas impostas em 2012 pelo STF ao chamado "núcleo político" do mensalão.

Somadas, as penas impostas pelo juiz, até agora, chegam a 186,2 anos de prisão - mais que o dobro do mensalão (71,9 anos).


Em três anos de processos da Lava Jato, Moro já condenou 10 políticos e tem outros nomes na fila - entre eles, o do ex-presidente Lula e o do ex-ministro Antonio Palocci. As defesas de Lula e Palocci já apresentaram alegações finais no processo. Este é o último passo antes da decisão do juiz.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Na semana passada, Moro perdeu três inquéritos baseados na delação da Odebrecht nos quais eram investigados Lula e o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Por decisão do ministro do STF Edson Fachin, relator da Lava Jato, esses inquéritos foram remetidos para a Justiça Federal em São Paulo e Brasília. Mas outros dois processos envolvendo o ex-presidente continuam em Curitiba.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente