PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Conselho de Ética arquiva pedido de cassação contra Aécio Neves

2017-06-24 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto Souza (PMDB-MA), arquivou ontem o pedido de cassação do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) feito com base na delação do empresário Joesley Batista, da JBS. O peemedebista, aliado do ex-presidente José Sarney, alegou que não há provas de quebra de decoro e que Aécio foi vítima de uma “grande armação”.


O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) vai entrar com recurso da decisão. Aécio está afastado do Senado por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), onde ele é investigado em nove inquéritos, sendo dois ligados à delação de executivos da JBS.


Mesmo afastado, o tucano atuou no início do mês para que o PSDB não deixasse a base do governo Michel Temer. A estratégia do tucano visava a evitar que o PMDB, partido de Temer e dono da maior bancada no Congresso, trabalhasse em favor de sua cassação


Já João Alberto foi apontado como um dos principais atores no acordo suprapartidário costurado entre os grandes partidos do Senado para “salvar Aécio”. O objetivo seria não criar mais um precedente na Casa. Até o PT, da oposição, decidiu que não iria pressionar pela cassação do adversário político.


Em nota, a defesa de Aécio afirmou que não há crime nem quebra de decoro parlamentar nas denúncias. “A defesa do senador reitera a absoluta correção de sua conduta e reafirma que as afirmações feitas por criminosos confessos, em busca dos benefícios de uma delação, não devem ser tratadas como prova”, disse o comunicado.


Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, a determinação de arquivamento representa um “deboche da sociedade”. (Agência Estado)

 

Adriano Nogueira

TAGS