PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

"Não solicitei triplex, não recebi, não paguei", diz Lula a Moro

2017-05-11 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Em depoimento ao juiz Sergio Moro, na tarde de ontem em Curitiba, o ex-presidente Lula negou a compra e a intenção de adquirir o triplex no Guarujá. “A verdade é a seguinte: não solicitei, não recebi, não paguei e não tenho nenhum triplex. Nunca houve a intenção de adquirir o triplex”, disse o petista no primeiro depoimento na ação que investiga a aquisição de um empreendimento no Edifício Solaris, em São Paulo.

[SAIBAMAIS]

Motivo de denúncia do Ministério Público Federal (MPF), o prédio deixou de ser parte da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop) por motivo de falência e passou a ser propriedade da empreiteira OAS, que tinha contratos com a Petrobras.


Em quase cinco horas de depoimento na ação que tem o triplex como principal objeto de acusação, Lula negou, ainda, que tivesse pedido a Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, para fazer reformas no local. A mudança na planta original do imóvel também é motivo de investigação por suposto repasse de propina ao ex-presidente.


Em depoimento, Lula afirmou que não havia a certeza de que ficaria com o empreendimento, já que, segundo ele, a compra era de uma cota e havia possibilidade de fazer investimento com a possível aquisição do apartamento.


“Eu não ia ficar (com o apartamento) porque não tinha como ficar. Eu não tinha solicitado nem quis o apartamento”, afirmou o ex-presidente.


A Moro, Lula afirmou que, ao saber da compra de uma cota no Bancoop, havia afirmado à Marisa Letícia, morta em fevereiro deste ano, que não tinha interesse no imóvel por ser um homem público e não poder frequentar a praia nas redondezas do prédio. Ele colocou a possibilidade de a aquisição feita pela esposa ter sido para investimento. “A Marisa não gostava de praia”, argumentou.


Aproveitando para criticar a condução da Operação Lava Jato, o petista chamou a denúncia contra ele de “farsa”. “Como eu considero esse processo ilegítimo e essa denúncia uma farsa, eu estou aqui em respeito à lei e à Constituição. Mas com muitas ressalvas com o comportamento dos procuradores da Lava Jato”, confessou em depoimento.


Depoimento

Desde às 9 horas da manhã de ontem, manifestantes se mobilizaram nos arredores do prédio da Justiça Federal em favor do investigado.

 

Além de lideranças petistas, movimentos sociais e simpatizantes do PT, a ex-presidente Dilma Rousseff também esteve em Curitiba para prestar solidariedade. Movimentos de apoio ao juiz Serio Moro também estiveram na cidade. Não houve confronto entre os lados. Um forte esquema de segurança foi montado para o encontro.

 

LULA EM CURITIBA


Depoimento histórico


1) O jatinho Cessna Aircraft prefixo PR BIR utilizado pelo ex-presidente Lula para ir até Curitiba prestar depoimento é do ex-ministro Walfrido Mares Guia. Ex-titular de Relações Institucionais e Turismo, entre 2003 e 2007, Mares Guia é empresário do setor de educação e de saúde, 2) Lula foi recebido por apoiadores em Curitiba. Lideranças disseram que ele estava tranquilo em relação ao depoimento, mas "indignado" com a decisão que determinou a suspensão das atividades do Instituto Lula, 3) Cerca de 3 mil profissionais de segurança pública participam de operação para proteger local de depoimento 4) Ao mesmo tempo em que Lula chegava ao prédio da Justiça Federal, às 13h50min, cerca de 200 manifestantes faziam ato contra o petista em frente ao Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico, em Curitiba.

 

Multimídia


Veja depoimento de Lula na íntegra:

http://bit.ly/videoluladepoimento

 

Wagner Mendes

TAGS