PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

FHC, Lula e Sarney articulam sucessão

2017-05-26 01:30:00

Com o aumento da pressão sobre Michel Temer (PMDB), três ex-presidentes do Brasil já estariam articulando acordo para a sucessão do peemedebista nos bastidores. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, articulações envolveriam os ex-presidentes José Sarney (PMDB), Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


De acordo com o jornal, os três estariam liderando articulações para formação de um novo governo desde a última quinta-feira, 18, quando vieram a público delações da JBS envolvendo Michel Temer.


Haveria, no entanto, um impasse entre os ex-presidentes. Tudo por conta da insistência do PT pela tese de novas eleições diretas, o que é contestado por tucanos e peemedebistas.


Maior partido da oposição e segundo maior do Congresso, o PT discute repetir a estratégia lançada nas eleições indiretas de 1985 e não participar do colégio eleitoral, caso deputados e senadores tenham de escolher um substituto para o presidente Michel Temer.


“Pelo amor de Deus, não entrem nessa (eleição indireta). É eleição direta, direta e ponto”, disse Lula, na manhã desta quinta-feira, 25, em reunião com lideranças das principais correntes internas do PT.


Segundo ele, nenhum dos perfis colocados no momento é consensual. “A posição do Rodrigo Maia (presidente da Câmara) é de apoiar as reformas. Com essa plataforma, não tem acordo com ele. (O ex-ministro Nelson) Jobim, embora seja um perfil interessante, não sabemos o que está pensando. (O senador) Tasso (Jereissati) também representa a continuidade das reformas”, diz.


Principais partidos da base, PSDB, DEM e PPS também teriam ampliado negociações por desembarque ao governo nesta quinta. (CM)

Adriano Nogueira

TAGS