PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Eleitor tem só até hoje para regularizar título junto à Justiça

2017-05-02 01:30:00

O eleitor que não votou nem justificou o voto nas últimas três eleições tem prazo até o próximo dia 2 de maio para regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral.


A legislação considera cada turno de votação um pleito em separado para efeito de cancelamento de título. Ou sejam, em pleitos de dois turnos bastam duas eleições sem comparecimento para a situação de irregularidade com a Justiça Eleitoral.


No Ceará, de 69.739 mil títulos pendentes por ausências, apenas 1.248 foram regularizados até meados do mês de abril. Quem não comparecer ao cartório eleitoral, terá o título cancelado. Só em Fortaleza são 28.136 títulos em situação irregular; em Caucaia, que é o segundo município do Estado com o maior número de eleitores, tem 3.855 títulos irregulares, e em Juazeiro do Norte, são 1.301 eleitores. O total de títulos passíveis de cancelamento em todo o País é 1.961.530.


Para regularizar as pendências com a Justiça Eleitoral, o eleitor deverá apresentar documento com foto que comprove sua identidade, título eleitoral e comprovantes de votação ou de justificativa. Se não possuir, deve pagar a multa ou solicitar a dispensa de recolhimento, para os casos previsto em lei. (Wagner Mendes)

Adriano Nogueira

TAGS