PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Aos 84 anos, morre ex-presidente do TJ-CE Águeda Passos

2017-05-11 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

A ex-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), Águeda Passos, morreu ontem, aos 84 anos. O corpo foi velado na Capela Nossa Senhora de Fátima, no Palácio da Justiça, no Cambeba, durante toda a noite. Hoje, acontece a missa de corpo presente, às 15h30min, também na Capela, e o sepultamento, a partir nas 17 horas, no cemitério Parque da Paz, no Passaré. O Tribunal decretou luto oficial por três dias.


Águeda foi a primeira presidente mulher do TJ-CE, comandando o órgão durante o biênio 1999-2001. Em seguida, assumiu a Corregedoria de Justiça do Estado, sendo responsável por investigações importantes, relacionadas a supostos casos de corrupção no Judiciário. Por meio de nota, o Tribunal lamentou o falecimento e lembrou carreira da desembargadora.


“A trajetória da desembargadora Águeda Passos Rodrigues Martins no Judiciário cearense foi marcada pela decência, coragem no exercício da magistratura e, sobretudo, pelo seu reconhecido compromisso com a Justiça. O Poder Judiciário perde hoje uma das suas referências na magistratura”, diz trecho.


Juiz auxiliar da Corregedoria do TJ-CE na época em que Águeda era a corregedora do órgão, o atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Abelardo Benevides, afirmou que guarda na memória "a imagem de uma mulher de fibra, sempre guerreira, e de uma grande juíza, realmente muito importante na história da magistratura do Estado do Ceará".


Entidades lamentam

A Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) lamentou, por meio de nota, o ocorrido. De acordo com o texto, “a classe advocatícia está consternada com o falecimento da magistrada que, além de reputação ilibada, possuía uma carreira brilhante”.

 

Quem também se manifestou sobre a morte foi a Associação dos Procuradores da Administração Centralizada de Fortaleza (Apacefor). “Os procuradores do Município reconhecem a importância do trabalho da juíza, lamentam a sua perda e desejam que a sua partida semeie nos corações de todos a lembrança amorosa da dignidade que marcou sua trajetória”, diz.

 

Perfil


Com vasta contribuição à Justiça do Ceará, Águeda ingressou na magistratura em 1961, quando foi nomeada por juíza de direito da Comarca da Várzea Alegre. Chegou a responder por outras nove comarcas do Interior até, por merecimento, ser promovida à 9ª Vara Cível de Fortaleza em 1967. Durante mais de dois anos, ela também auxiliou simultaneamente na 10ª Vara Cível. Em fevereiro de 1986, foi nomeada desembargadora, pelo critério de merecimento, tornando-se, assim, a segunda mulher a exercer o cargo no Ceará. Também atuou como corregedora eleitoral, durante o ano de 1989, e foi presidente do TRE em 1990. Em dezembro de 1996, assumiu a vice-presidência do TJ-CE, passando, em consequência, a dirigir o Fórum Clóvis Beviláqua. Foi eleita para a presidência do Tribunal no biênio de 1999-2001, tornando-se a primeira mulher a comandar o órgão.

 

Letícia Alves

TAGS