PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

AGU vai solicitar balanço de prejuízos

2017-05-26 01:30:00

A Advocacia-Geral da União (AGU) vai enviar ofício a todos os ministérios solicitando que as pastas enviem um balanço, com cálculo estimado dos prejuízos causados durante a manifestação de quarta-feira, 24, na Esplanada, em Brasília. Depois de revogar o decreto que instituiu o uso das Forças Armadas, o presidente Michel Temer (PMDB) determinou que a AGU fizesse o trabalho de levantar os danos ao erário.


Somente depois que tiver todo o levantamento das pastas é que a AGU irá ajuizar ação que vai cobrar o ressarcimento aos cofres públicos contra os organizadores. Ainda não há uma definição de onde será protocolada a ação, mas segundo fontes da AGU será na Justiça Federal em Brasília.


Não há informação se a AGU determinará um prazo para que os ministérios entreguem seus levantamentos. Apesar disso, o governo tem pressa e quer dar uma resposta o quanto antes aos protestos e, principalmente, mostrar que a escalada da violência nos atos de ontem justificaram a medida de decretar o uso das Forças Armadas. A decisão de Temer foi alvo de críticas e causou uma série de reações negativas.


Na quarta-feira à noite, o Palácio do Planalto já havia pedido que os ministérios compilassem e reunissem imagens das câmeras de segurança mostrando os estragos para ajudar a defender a decisão de invocação das tropas militares. Essas imagens podem servir também para identificar e enquadrar criminalmente as pessoas responsáveis pela depredação.

Adriano Nogueira

TAGS