PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

'O apartamento era do Lula', diz Léo Pinheiro

2017-04-21 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O ex-presidente da OAS José Aldemário Pinheiro, o Léo Pinheiro, declarou ontem que “o apartamento era do presidente Lula”. O executivo se referia ao triplex do condomínio do Edifício Solaris, no Guarujá, na Baixada Santista. “O sr. entende que deu a propriedade do apartamento para o presidente?”, indagou o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins.

[SAIBAMAIS]

“O apartamento era do presidente Lula. Desde o dia que me passaram para estudar os empreendimentos da Bancoop, já foi me dito que era do presidente Lula e sua família e que eu não comercializasse e tratasse aquilo como propriedade do presidente”, afirmou o empreiteiro.


A denúncia do Ministério Público Federal sustenta que Lula recebeu R$ 3,7 milhões em benefício próprio - de um valor de R$ 87 milhões de corrupção - da empreiteira OAS, entre 2006 e 2012.


As acusações contra Lula são relativas ao recebimento de vantagens ilícitas da empreiteira OAS por meio de um triplex no Guarujá, no litoral de São Paulo, e ao armazenamento de bens do acervo presidencial, mantido pela Granero de 2011 a 2016.

[QUOTE1]

Zanin questionou Léo Pinheiro sobre a chave do apartamento. “Não existia a chave, porque não existia o andar feito”, afirmou. O empreiteiro citou o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.


“O João Vaccari conversou comigo, dizendo que esse apartamento, a família tinha a opção de um apartamento tipo, tinha comprado cotas e tal, mas que esse apartamento que eles tinham comprado estava liberado para eu comercializar. E foi comercializado e foi vendido. E que o triplex, eu não fizesse absolutamente nada em termo de comercialização.”


Defesa

Em nota, Cristiano Zanin Martins, que defende o ex-presidente Lula, afirmou: “Léo Pinheiro, no lugar de se defender, contou uma versão acordada com o MPF como pressuposto para aceitação de uma delação premiada que poderá tirá-lo da prisão. Ele foi claramente incumbido de criar uma narrativa que sustentasse ser Lula o proprietário do chamado triplex do Guarujá”. E acrescentou:

 

“É a palavra dele contra o depoimento de 73 testemunhas, inclusive funcionários da OAS, negando ser Lula o dono do imóvel”.


De acordo com o advogado, Pinheiro fabricou uma “versão a ponto de criar um diálogo - não presenciado por ninguém - no qual Lula teria dado a fantasiosa e absurda orientação de destruição de provas sobre contribuições de campanha”. Para ele, a tese de que o ex-presidente é proprietário do apartamento é “esdrúxula”.


Saiba mais


Léo Pinheiro negou ter entregue as chaves do apartamento a Lula ou aos seus familiares. Também reconheceu que o imóvel jamais foi usado pelo ex-presidente. Perguntado sobre diversos aspectos dos três contratos que foram firmados entre a OAS e a Petrobras e que teriam relação com a suposta entrega do apartamento a Lula, Pinheiro não soube responder.

 

Adriano Nogueira

TAGS