PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Em apuração confusa, PT fica com 2 presidentes municipais

2017-04-13 01:30:00

Após apurar as urnas da votação presidencial do PT em Fortaleza, no último domingo, comissão especial da executiva estadual da sigla declarou vencedor o vereador Acrísio Sena, ligado ao grupo dos Ferreira Gomes.

[QUOTE1]

A comissão eleitoral municipal, entretanto, impugnou ontem urnas de duas zonas eleitorais, sem os votos das quais o vencedor da disputa foi o ex-vereador Deodato Ramalho, um aliado da ex-prefeita e deputada federal Luizianne Lins.


As duas comissões partidárias afirmam ter autoridade para anunciar o resultado oficialmente, como instâncias organizadoras do Processo de Eleições Diretas (PED).


O partido se reúne no próximo dia 18 para apresentar um nome. Até lá, porém, o PT tem dois presidentes municipais: um defensor da aliança de petistas com o prefeito Roberto Cláudio (PDT). E o outro, contrário (Deodato Ramalho).


A executiva estadual, presidida por Francisco de Assis Diniz (aliado de Camilo), havia convocado reunião na última segunda-feira, 11, para apurar todas as urnas da eleição, apesar de controvérsias relatadas pelo grupo de
Luizianne Lins.


O representante da ala luizianista, Deodato, protocolou ontem pela manhã dois recursos pedindo impugnação de urnas nas zonas eleitorais 83 e 114 por “ausência de atas”. O pedido foi acolhido pela comissão eleitoral, que apurou os votos sem as duas urnas, declarando-o vencedor.

[QUOTE2]

Na apuração da executiva estadual, Acrísio Sena vence por diferença de três votos – 1.509 contra 1.506. A comissão eleitoral municipal, por outro lado, contou 1.340 votos para Deodato contra 1.163 de Acrísio (depois da impugnação das urnas).


De acordo com Francisco de Assis, “a comissão municipal não tem poder de julgar”. “Quem julga é a executiva estadual, cabendo recurso à coordenação nacional. A comissão fez uma interpretação e achou que podia fazer isso. Mas o resultado é da instância que tem deliberação da capacidade de legitimidade, a estadual”, defende.


Wladia Fernandes, coordenadora da comissão eleitoral municipal, discorda frontalmente. “O que prevalece é a comissão municipal, formada por todas as forças do PT de Fortaleza. Isso é regimental. Ele (presidente estadual) fez isso de forma leviana. Não pode passar por cima da comissão que é organizadora da eleição”, retruca.

 

Saiba mais


Acrísio Sena

“Eu só posso falar oficialmente depois de proclamado o resultado. Mas a decisão da executiva ontem foi apurar todas as urnas. Dia 18 serão analisados os recursos, mas tenho confiança de que a mesa executiva que mandou apurar (as urnas) vai homologar (a vitória).”

Deodato Ramalho

“É um absurdo. Mostra mais uma vez que, de fato, nosso presidente perdeu toda a noção da vida interna do PT e seus regimentos. É uma coisa elementar: quem apura é a comissão eleitoral. Quando ela apura, quem está inconformado com o resultado recorre à executiva estadual, que se reúne. Mas assim que a comissão eleitoral divulga um resultado, imediatamente a executiva estadual se reuniu pra desautorizar.

 

Não vejo quais os fundamentos da executiva pra proceder dessa forma. Vamos levar isso às últimas instâncias nacionais. É um dos processos mais degradantes que já aconteceu no PT Ceará.


Não podemos ser cúmplices de uma desmoralização dessas.”

 

Daniel Duarte

TAGS