PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Apuração da direção estadual PT é contestada por comissão eleitoral

2017-04-14 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1][FOTO2]

Apuração da direção estadual do PT que anunciou Acrísio Sena, na última quarta, 11, como vereador, não seguiu contabilização municipal. É o que afirma a comissão eleitoral do Processo de Eleições Diretas (PED) de Fortaleza. Coordenação diz que duas urnas não foram contadas na apuração – caminho que não foi seguido pela executiva estadual –, o que daria a vitória para Deodato Ramalho. Presidente do PT Ceará alega que recursos diziam respeito às urnas e serão analisados no próximo dia 18.


Pela apuração da direção estadual do PT, Acrísio, aliado do governador Camilo Santana, seria vencedor com 1.509 votos, só três à frente de Deodato, do grupo de Luizianne Lins, que contestou apuração, alegando haver recursos contra duas urnas, nas zonas 83 e 114, que “não apresentavam atas de votação”. A comissão eleitoral municipal, em reunião na quarta, 11, acompanhada por comissão especial da estadual, decidiu retirar as duas urnas da contabilização de votos. Entretanto, a assessoria do PT Ceará afirma, com base em regulamento do partido, que “os recursos deverão ser apresentados à instância estadual”, sendo ela a competente, negando legitimidade à instância municipal. Nas contas da comissão de Fortaleza, o vencedor seria Deodato Ramalho, com 1.340 contra 1.163 de Acrísio.


Wládia Fernandes, coordenadora da comissão eleitoral municipal, retruca ao afirmar que a direção municipal “não julgou recursos”, mas apenas verificou “que as urnas não tinham atas de votação” e, portanto, não poderiam ser consideradas válidas para apuração – sendo uma das exigências da Secretaria Nacional de Organização (Sorg) para a realização do PED .


Ainda segundo o mesmo regulamento do partido, a apuração da votação no PED é competência da comissão eleitoral municipal, só então sendo repassada à executiva estadual. Wladia afirma que “a comissão municipal decidiu por votação não apurar essas duas urnas” e que a direção estadual seria obrigada, por estatuto, a “aceitar” a deliberação.


Presidente do PT-CE, Francisco De Assis Diniz, que divulgou os resultados preliminares, foi procurado pelo O POVO, mas não houve retorno. A assessoria diz que ele estava em viagem. (Daniel Duarte - danielduarte@opovo.com.br)

 

Adriano Nogueira

TAGS